Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Unidades de saúde realizam exames contra esquistossomose
Maio 29, 2009

A Secretaria de Saúde promove a 1ª Semana da Esquistossomose até sábado, 30. O objetivo da campanha é fazer 20 mil exames para detectar e tratar a doença em todo o Estado de São Paulo. Até a sexta-feira, 30, cinco mil Unidades Básicas de Saúde vai atender a população para detectar possíveis casos de esquistossomose.

Ao todo, a ação vai distribuir aos municípios paulistas um milhão de panfletos, dez mil cartazes e dez mil folhetos com informações gerais sobre a doença, sintomas, formas de contágio e dicas de prevenção.

A moléstia costuma atacar pessoas que se banharam em rios, lagoas, mangues e córregos poluídos ou que tinham caramujos. Entre os sintomas, estão coceira intensa, vermelhidão, febre, diarréia e dores musculares. A enfermidade pode afetar o intestino, fígado, baço, pulmão ou o sistema nervoso e levar à morte.

A Secretaria de Saúde recomenda que essas pessoas devem comparecer a um posto de saúde para triagem e, se necessário, serão encaminhados ao médico e farão exames parasitológicos. Os portadores da doença recebem um remédio antiparasitário gratuitamente.

Em 2008, o Estado registrou 89 casos de esquistossomose autóctone (ou seja, de transmissão local) e outros 1.292 importados de outros Estados.

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas