'Mulher: suas dores e seus amores’ aborda universo feminino Março 22, 2010
A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher, promove às 10h desta terça-feira, dia 23, a palestra “Mulher: suas dores e seus amores”, com o médico-ginecologista Malcolm Montgomery. Parte das comemorações do mês da mulher, o evento será realizado no auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada na rua Itambé, 135, Higienópolis.
As mulheres sofreram, ao longo do processo histórico, diversas mudanças em suas rotinas. Graças a essas mudanças puderam modificar as realidades que as cercavam para o benefício da sociedade como um todo. A Coordenadoria da Mulher trabalha para defender os direitos das mulheres e para informá-las sobre assuntos de interesse delas.
A palestra tem enfoque na complexidade do universo feminino e vai abordar todas as fases da vida, desde a infância, passando pela maturidade até chegar à idade avançada. A discussão é envolvida por diversão e entretenimento. A entrada para o evento é gratuita e livre para todas as idades.
O palestrante
Malcolm Montgomery, um estudioso das peculiaridades femininas, é médico-ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Fez residência médica na Maternidade de São Paulo e conseguiu o título de especialista pela Febrasgo.
O médico percebeu que apenas seus conhecimentos sobre ginecologia não ajudariam o público feminino no autoconhecimento e a busca de informações sobre seu bem-estar físico e psicológico. Assim, surgiu seu interesse pela psicologia.
Formado em Medicina Psicossomática, especializou-se nesta área na Suíça e no Brasil com trabalhos sobre o tema. Dedicou mais de 30 anos a estudos relacionados à mulher.
Ao longo desse tempo, escreveu nove livros, dentre eles: O novo pai; Toques ginecológicos; Dezamores; Mulher; A flor da pele; Mulher e seus hormônios, enfim em paz; E nossos filhos cantam as mesmas canções. Seu livro Mulher inspirou um seriado, com o nome original do livro, na emissora de televisão Rede Globo.
Coordenadoria da Mulher
A Coordenadoria da Mulher é um órgão da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) que se fundamenta na formulação e coordenação de políticas públicas para auxiliar a população feminina da cidade de São Paulo na busca por seus direitos. A coordenadoria é responsável pelo funcionamento dos cinco Centros de Cidadania da Mulher, dos três Centros de Referência e da Casa Abrigo Helenira de Resende.
Com o combate a todas as formas de discriminação e de violência contra a mulher, a coordenadoria contribui para a redução das desigualdades de gênero, além de possibilitar a autonomia pessoal das mulheres.
Confira outros eventos relacionados ao mês da mulher
Dia 24 - Casa Ser - Cidade Tiradentes - Palestra - Planejamento Reprodutivo e Legislação: Uma visão do Direito na saúde com a participação da defensora pública Maria Beatriz - 9h às 12h.
Dia 25 - CCM Santo Amaro - Nossas Mulheres fazem o show da vida: Ilza canta e o grupo homenageia D. Lourdes (póstuma). Depois, aula aberta de dança oferecida pelo Sesc, às 14h.
Dia 25 - Casa Brasilândia: Sessão da tarde exibe o filme Mulheres perfeitas, com roda de conversa com as mulheres da Brasilândia, às 14h.
Dia 26 - Casa Eliane de Grammont: Oficina com a Defensoria Pública, às 9h.
- Casa Ser - Cidade Tiradentes: Seminário Gênero e Saúde, com Renata Carvalho, das 9h às 12h.
- CCM Itaquera: Reunião Especial de Fortalecimento da Rede de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres da Zona Leste - Auditório do Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, às 9h.
Dia 30 - CCM Capela do Socorro:
- 10h - Caminhada no entorno do calçadão cultural. - 11h - Parada no calçadão para fala das mulheres. - 11h30 - Coquetel.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|