Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Pais devem estar atentos às condições dos serviços de transporte escolar na volta às aulas
Janeiro 27, 2012

Com a volta às aulas na Cidade de São Paulo, é necessário que os pais de estudantes estejam atentos às condições de segurança dos serviços de transporte escolar. Não basta obter a recomendação sobre o motorista com pessoas que já tenham usado o serviço e a escola, também é importante verificar se veículo e condutor atendem a todas as determinações da legislação. Hoje, são 11.373 veículos com CRM (Certificado de Registro Municipal) em São Paulo, sendo 1.897 TEG (Transporte Escolar Gratuito) e 9.476 veículos do transporte escolar privado. Em 2010, eram 10.595 veículos com CRM.

 

Inicialmente, é preciso checar se o condutor possui CRMC (Cadastro de Condutor do Sistema de Transporte Público Municipal) e se o veículo tem o CRM (Certificado de Registro Municipal). Para saber se um condutor e o veículo estão autorizados, os interessados podem ligar para o telefone 156 ou consultar o site da Prefeitura.

 

Além disso, é importante verificar as condições de higiene dos carros e se o número de cintos de segurança é igual ao número de crianças, evitando assim que sejam transportadas em pé ou que o veículo tenha uma lotação maior que a permitida pela Lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista e exigir que o contrato de prestação de serviço contenha tudo o que for combinado entre as partes.

 

O transporte escolar na cidade de São Paulo é um serviço instituído pela Lei 10.154/86, regulamentado pelos decretos 23.123/86 e 23.747/87 e pelas portarias 118/98 e 125/05. O veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados na Prefeitura. O credenciamento deve observar uma série de requisitos que visam garantir a segurança das crianças. Além do credenciamento, os motoristas, devem apresentar o certificado do curso de treinamento para transporte de Crianças com Deficiência e Mobilidade Reduzida, conforme o Decreto 48.603 de 09/08/2007.

 

Com o objetivo de garantir um transporte seguro aos estudantes, são realizadas três vistorias por ano, duas semestrais do Detran e uma do DTP (Departamento de Transportes Públicos), nas quais são checadas a documentação e as condições dos veículos. A vistoria deste ano terá início no dia 1º de fevereiro.

 

Em 2011, foram vistoriados 34.200 veículos, entre transporte escolar privado e TEG, desses 27.209 foram aprovados e 6.991 reprovados. Assim, foram feitas, em média, 154 vistorias/dia no ano passado. Em 2010, foram vistoriados 25.934 veículos, entre transporte escolar privado e TEG, desses 25.147 foram aprovados e 787 reprovados.

 

Os veículos reprovados na vistoria têm de reparar os itens irregulares e passar por nova inspeção. Caso sejam aprovados, são liberados para operar.

 

As irregularidades mais comuns são em relação à segurança, pneus e suspensão em más condições e freios gastos. Já em relação à carroceria: carroceria externa em mau estado (batida, pintura em mau estado, arranhões), carroceria interna em mau estado (bancos, revestimentos) e iluminação externa em más condições (farol, lanterna queimada/quebrada/sem funcionar).

 

Em blitze nas ruas, cabe aos fiscais do DTP, com apoio a colaboração de equipes da São Paulo Transporte (SPTrans), verificar a documentação (do veículo e do condutor) e vistoriar os itens obrigatórios dos serviços de transporte escolar.

 

No caso dos veículos flagrados pela fiscalização, as punições vão desde uma advertência, passando por multas e até a retenção e apreensão do veículo infrator. O manual de fiscalização do DTP, com todas as infrações e penalidades, está disponível no site da Secretaria Municipal de Transportes (SMT).

 

Em 2011 foram fiscalizados 9.832 veículos, sendo 9.798 de transporte escolar privado e 34 TEG. Um total de 8.812 veículos não apresentou irregularidades. Por outro lado, foram apreendidos 106 veículos clandestinos.

 

Confira mais informações sobre a regulamentação do serviço de transporte escolar Privado e Gratuito.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>