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Nova pista da Marginal Tietê e Trecho Sul do Rodoanel aumentam em 28% a fluidez do trânsito na cidade
Maio 20, 2010

A entrega da Pista Central da Marginal Tietê e o Trecho Sul do Rodoanel mudaram a geografia do trânsito na capital paulista e tiveram impactos altamente positivos no nível de fluidez. Medições realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontaram mudanças significativas no volume e no perfil dos caminhões que circulam nos três corredores mais afetados pelas inaugurações: Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes.

Redistribuição dos caminhões

Antes das obras, durante o horário de pico, passavam pela Avenida dos Bandeirantes 2.389 caminhões na parte da manhã e 2.852 à tarde. Com a inauguração das novas pistas, esses números caíram para 1.457 durante a manhã e 1.389 na parte da tarde. O que representa uma variação de 39,01% e 51,30% respectivamente.  Na Marginal Pinheiros o volume de caminhões também diminuiu de 4.7143 para 3.610 de manhã, e de 4.821 para 3.216 à tarde. A variação foi de 23,42% na parte da manhã e 33,29% à tarde. Na Marginal Tietê, eram 10.006 caminhões durante a manhã, número que caiu para 8.825, numa variação de 11,80%. Na parte da tarde, eram 8.032 caminhões, com as obras, passaram a ser 7.480, uma variação de 6,87% (considera-se "antes" a média de contagens realizadas em junho/2008 e março/2010; para "depois" considera-se a média de contagens realizadas entre 7 e 23 de abril/2010).

Em todas as vias analisadas, o número de caminhões diminuiu significativamente, com destaque para a Avenida dos Bandeirantes, no pico da tarde, onde a quantidade de caminhões em circulação caiu para menos da metade.

Os caminhões de quatro eixos foram os que mais optaram pelo Rodoanel. Antes, passavam pela Avenida dos Bandeirantes durante o horário de pico da manhã, 985 caminhões de quatro eixos, agora são 365, o que representa uma variação de 63%. Eram 633 caminhões de três eixos, número que caiu para 429, numa variação de 32%. Eram 771 caminhões de dois eixos na parte da manhã, agora são 663, numa variação de 14%. No horário de pico da tarde, eram 1.450 caminhões de quatro eixos, número que caiu para 396, numa variação de 73%. Os caminhões de três eixos eram 596, passaram a ser 392, numa variação de 34%. Eram 806 caminhões de dois eixos, agora são 601, a variação é de 25%.

Anteriormente, os caminhões de grande porte que eram os mais numerosos, tanto no pico da manhã, quanto no pico da tarde, sobrecarregando a Avenida dos Bandeirantes, agora estão em último lugar.

Aumento da fluidez e da velocidade

O monitoramento da fluidez e da velocidade nos três principais corredores afetados pelas inaugurações mostrou que o espaço liberado pelos caminhões teve impacto significativo para os demais veículos que continuam circulando nessas vias.  

As condições do trânsito melhoraram na cidade e a lentidão caiu, mesmo com o crescimento da base de monitoramento da CET, que aumentou de 835 km para 868 km de vias para absorver também a nova pista central da Marginal Tietê. Isso quer dizer que apesar da base de medição ser mais extensa, a lentidão detectada nessa extensão foi menor.

Na Marginal Tietê

Com a entrega da pista central para o tráfego, a Marginal Tietê reduziu quase à metade o nível de lentidão registrado em março de 2010, em abril de 2009, muito antes do início das obras, no mesmo mês de 2008 e mesmo de 2007. O nível de lentidão média registrado no período das 7h às 20h foi de 13,06 em abril de 2007; 18,0% em abril de 2008; 17,2 em abril de 2009; 17,2 em março de 2010 e 9,9 em abril de 2010. O ganho médio é de 40%.

A contribuição da Marginal Tietê para o nível de lentidão na cidade ficou reduzido. Em outubro do ano passado, quando começaram as obras, a Marginal Tietê respondia por cerca de um terço da lentidão registrada na cidade. Após a liberação da pista central, a participação da Marginal Tietê ficou em 18,2%.

Chegada pelas rodovias

O aumento do espaço viário para circulação permitiu que a Marginal Tietê absorvesse melhor os veículos que chegam à cidade por meio dos sistemas Dutra/Ayrton Senna e Anhangüera/Bandeirantes. O acesso pela Via Anhangüera, que costumava ser difícil, especialmente no período da manhã, melhorou muito. E o mesmo aconteceu na Ayrton Senna.

Velocidade

As novas faixas de rolamento permitiram que os veículos desenvolvessem mais velocidade. Na Marginal Tietê, houve um incremento médio de 21,15% da velocidade, mais acentuadamente no período da manhã. A velocidade média subiu de 20,5 km/h em novembro de 2009 para 26 km/h em abril de 2010, nos horários de pico.  

A CET estima que com o final das obras junto à Ponte da Vila Maria e também entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde, o desempenho possa ser ainda melhor.

Em termos de velocidade, o comportamento da pista central se aproxima mais da pista expressa do que da local. No horário de pico da manhã a pista local possibilita uma velocidade média de 29,3; a pista central, 46,0 e a pista expressa 45,5. No horário de pico da tarde a velocidade média na pista local é de 32,5; na pista central é de 37,6 e na pista expressa é de 38,2. As medições por pista foram realizadas nos dias 7 e 9 de abril.

Marginal Tietê (Abril/2010)

O volume de caminhões caiu 9,3%, enquanto a fluidez do trânsito aumentou em 40%. A velocidade média desenvolvida aumentou em 26,8%.

Na Marginal Pinheiros (Abril/2010)

Na Marginal Pinheiros, a redução média de 23% no volume de caminhões trouxe ganhos significativos para a lentidão, que caiu a níveis inferiores aos de 2007. Os níveis de lentidão média registrados na Marginal no período das 7h às 20h, foi 9 em abril de 2007; 10,5 em abril de 2008; 8,2 em abril de 2009; 8,8 em março de 2010 e 6 em abril de 2010. O ganho médio é de 34%.

Nesta via, a evolução em termos de velocidade média se deu de forma equilibrada, tanto no pico da manhã quanto no tarde, tendo aumentado 35%, de 20 km/h em novembro do ano passado, para 27 km/h em abril deste ano.

Na Avenida dos Bandeirantes (Abril/2010)

Na Avenida dos Bandeirantes, a saída dos caminhões, sobretudo os de grande porte, proporcionou um aumento de mais de 40% na fluidez do trânsito, trazendo os níveis de lentidão à situação anterior a 2007. O nível de lentidão média no período das 7h às 20h foi de 4,9 em abril de 2007; 5,4 em abril de 2008; 5,3 em abril de 2009; 5,1 em março de 2010 e 3 em abril de 2010. O ganho médio é de 42%.

O monitoramento da CET detectou que a dinâmica do trânsito voltou a ser o que era há cerca de dez anos, com horários de pico bem caracterizados (maior volume no pico da manhã, no sentido Marginal Pinheiros, e no pico da tarde, no sentido Imigrantes) e com trânsito fluindo muito bem no entre pico.

As transversais da Avenida dos Bandeirantes também se beneficiaram muito, especialmente as alamedas Maracatins e Nhambiquaras, nas quais a CET fez nova regulagem semafórica e os motoristas conseguem cruzar mais rapidamente.

Para quem chega à São Paulo do litoral, o eixo das avenidas Abraão de Moraes e Ricardo Jafet ficou mais livre, permitindo um acesso mais fácil à cidade.

A melhora nas condições de trânsito também se comprova por meio do crescimento da velocidade média na Avenida dos Bandeirantes, que aumentou de 20,8 km/h, em novembro de 2009 para 28,7 km/h em abril deste ano, nos horários de pico. Essa alteração representa um ganho de 38%, o maior entre as três vias apresentadas aqui.

Na cidade toda

O monitoramento do trânsito, ao longo do mês de abril, mostrou que a nova estrutura viária da cidade e do entorno proporcionou grande melhora em termos de fluidez do trânsito.

Vários eixos importantes se beneficiaram das mudanças, tais como o Corredor Norte-Sul (Avenida 23 de Maio, Avenida Tiradentes e Avenida Santos Dumont), as avenidas Brás leme, Marquês de São Vicente, Ermano Marchetti, Aricanduva e Salim Farah Maluf.

As mudanças trouxeram um ganho médio de 28% na fluidez do trânsito em toda a cidade, durante o mês de abril, quando comparado com o mês de março. E mesmo quando comparado aos dados do ano passado, a melhora foi de 22%.

A melhora aumenta, quando os resultados são confrontados com 2008 (32%) e persiste em relação a 2007 (14%). Ao longo do dia, o ganho em relação a março de 2010 foi de 28%; em relação a abril de 2009, 22%; em relação a abril de 2008, 32% e em relação abril de 2007, 14%. No Horário de pico da parte da manhã, o ganho foi de 16% em relação a março de 2010; 6% em relação a abril de 2009; 23% em relação a abril de 2008 e 3% em relação a abril de 2007. No horário de pico da tarde, o ganho foi de 18% em relação a março de 2010; 25% em relação a abril de 2009; 31% em relação a abril de 2008 e 11% em relação a abril de 2007.

Considerando que o projeto da Nova Marginal Tietê prevê ainda a construção de quatro novas pontes e três novos viadutos, a tendência é que os ganhos obtidos até o momento permaneçam e aumentem ainda mais nos próximos anos.

*Dados de lentidão considerando base de monitoramento de 835 Km até dia 01/04/2010 e base de 868 Km à partir de 05/04/2010.
 

Fonte: Portal do Governo do Estado com informações da CET


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