Nova pista da Marginal Tietê e Trecho Sul do
Rodoanel aumentam em 28% a fluidez do trânsito na cidade
Maio 20, 2010
A entrega da Pista Central da Marginal Tietê e o
Trecho Sul do Rodoanel mudaram a geografia do trânsito na capital paulista e
tiveram impactos altamente positivos no nível de fluidez. Medições realizadas
pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontaram mudanças significativas
no volume e no perfil dos caminhões que circulam nos três corredores mais
afetados pelas inaugurações: Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Avenida dos
Bandeirantes.
Redistribuição dos caminhões
Antes das obras, durante o horário de pico, passavam pela Avenida dos
Bandeirantes 2.389 caminhões na parte da manhã e 2.852 à tarde. Com a
inauguração das novas pistas, esses números caíram para 1.457 durante a manhã e
1.389 na parte da tarde. O que representa uma variação de 39,01% e 51,30%
respectivamente. Na Marginal Pinheiros o volume de caminhões também diminuiu de
4.7143 para 3.610 de manhã, e de 4.821 para 3.216 à tarde. A variação foi de
23,42% na parte da manhã e 33,29% à tarde. Na Marginal Tietê, eram 10.006
caminhões durante a manhã, número que caiu para 8.825, numa variação de 11,80%.
Na parte da tarde, eram 8.032 caminhões, com as obras, passaram a ser 7.480, uma
variação de 6,87% (considera-se "antes" a média de contagens realizadas em
junho/2008 e março/2010; para "depois" considera-se a média de contagens
realizadas entre 7 e 23 de abril/2010).
Em todas as vias analisadas, o número de
caminhões diminuiu significativamente, com destaque para a Avenida dos
Bandeirantes, no pico da tarde, onde a quantidade de caminhões em circulação
caiu para menos da metade.
Os caminhões de quatro eixos foram os que mais optaram pelo Rodoanel. Antes,
passavam pela Avenida dos Bandeirantes durante o horário de pico da manhã, 985
caminhões de quatro eixos, agora são 365, o que representa uma variação de 63%.
Eram 633 caminhões de três eixos, número que caiu para 429, numa variação de
32%. Eram 771 caminhões de dois eixos na parte da manhã, agora são 663, numa
variação de 14%. No horário de pico da tarde, eram 1.450 caminhões de quatro
eixos, número que caiu para 396, numa variação de 73%. Os caminhões de três
eixos eram 596, passaram a ser 392, numa variação de 34%. Eram 806 caminhões de
dois eixos, agora são 601, a variação é de 25%.
Anteriormente, os caminhões de grande porte que eram os mais numerosos, tanto no
pico da manhã, quanto no pico da tarde, sobrecarregando a Avenida dos
Bandeirantes, agora estão em último lugar.
Aumento da fluidez e da velocidade
O monitoramento da fluidez e da velocidade nos três principais
corredores afetados pelas inaugurações mostrou que o espaço liberado pelos
caminhões teve impacto significativo para os demais veículos que continuam
circulando nessas vias.
As condições do trânsito melhoraram na cidade e a lentidão caiu, mesmo com o
crescimento da base de monitoramento da CET, que aumentou de 835 km para 868 km
de vias para absorver também a nova pista central da Marginal Tietê. Isso quer
dizer que apesar da base de medição ser mais extensa, a lentidão detectada nessa
extensão foi menor.
Na Marginal Tietê
Com a entrega da pista central para o tráfego, a Marginal Tietê reduziu
quase à metade o nível de lentidão registrado em março de 2010, em abril de
2009, muito antes do início das obras, no mesmo mês de 2008 e mesmo de 2007. O
nível de lentidão média registrado no período das 7h às 20h foi de 13,06 em
abril de 2007; 18,0% em abril de 2008; 17,2 em abril de 2009; 17,2 em março de
2010 e 9,9 em abril de 2010. O ganho médio é de 40%.
A contribuição da Marginal Tietê para o nível de lentidão na cidade ficou
reduzido. Em outubro do ano passado, quando começaram as obras, a Marginal Tietê
respondia por cerca de um terço da lentidão registrada na cidade. Após a
liberação da pista central, a participação da Marginal Tietê ficou em 18,2%.
Chegada pelas rodovias
O aumento do espaço viário para circulação permitiu que a Marginal
Tietê absorvesse melhor os veículos que chegam à cidade por meio dos sistemas
Dutra/Ayrton Senna e Anhangüera/Bandeirantes. O acesso pela Via Anhangüera, que
costumava ser difícil, especialmente no período da manhã, melhorou muito. E o
mesmo aconteceu na Ayrton Senna.
Velocidade
As novas faixas de rolamento permitiram que os veículos desenvolvessem
mais velocidade. Na Marginal Tietê, houve um incremento médio de 21,15% da
velocidade, mais acentuadamente no período da manhã. A velocidade média subiu de
20,5 km/h em novembro de 2009 para 26 km/h em abril de 2010, nos horários de
pico.
A CET estima que com o final das obras junto à Ponte da Vila Maria e também
entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde, o desempenho possa ser
ainda melhor.
Em termos de velocidade, o comportamento da pista central se aproxima mais da
pista expressa do que da local. No horário de pico da manhã a pista local
possibilita uma velocidade média de 29,3; a pista central, 46,0 e a pista
expressa 45,5. No horário de pico da tarde a velocidade média na pista local é
de 32,5; na pista central é de 37,6 e na pista expressa é de 38,2. As medições
por pista foram realizadas nos dias 7 e 9 de abril.
Marginal Tietê (Abril/2010)
O volume de caminhões caiu 9,3%, enquanto a fluidez do trânsito
aumentou em 40%. A velocidade média desenvolvida aumentou em 26,8%.
Na Marginal Pinheiros (Abril/2010)
Na Marginal Pinheiros, a redução média de 23% no volume de caminhões
trouxe ganhos significativos para a lentidão, que caiu a níveis inferiores aos
de 2007. Os níveis de lentidão média registrados na Marginal no período das 7h
às 20h, foi 9 em abril de 2007; 10,5 em abril de 2008; 8,2 em abril de 2009; 8,8
em março de 2010 e 6 em abril de 2010. O ganho médio é de 34%.
Nesta via, a evolução em termos de velocidade média se deu de forma equilibrada,
tanto no pico da manhã quanto no tarde, tendo aumentado 35%, de 20 km/h em
novembro do ano passado, para 27 km/h em abril deste ano.
Na Avenida dos Bandeirantes (Abril/2010)
Na Avenida dos Bandeirantes, a saída dos caminhões, sobretudo os de
grande porte, proporcionou um aumento de mais de 40% na fluidez do trânsito,
trazendo os níveis de lentidão à situação anterior a 2007. O nível de lentidão
média no período das 7h às 20h foi de 4,9 em abril de 2007; 5,4 em abril de
2008; 5,3 em abril de 2009; 5,1 em março de 2010 e 3 em abril de 2010. O ganho
médio é de 42%.
O monitoramento da CET detectou que a dinâmica do trânsito voltou a ser o que
era há cerca de dez anos, com horários de pico bem caracterizados (maior volume
no pico da manhã, no sentido Marginal Pinheiros, e no pico da tarde, no sentido
Imigrantes) e com trânsito fluindo muito bem no entre pico.
As transversais da Avenida dos Bandeirantes também se beneficiaram muito,
especialmente as alamedas Maracatins e Nhambiquaras, nas quais a CET fez nova
regulagem semafórica e os motoristas conseguem cruzar mais rapidamente.
Para quem chega à São Paulo do litoral, o eixo das avenidas Abraão de Moraes e
Ricardo Jafet ficou mais livre, permitindo um acesso mais fácil à cidade.
A melhora nas condições de trânsito também se comprova por meio do crescimento
da velocidade média na Avenida dos Bandeirantes, que aumentou de 20,8 km/h, em
novembro de 2009 para 28,7 km/h em abril deste ano, nos horários de pico. Essa
alteração representa um ganho de 38%, o maior entre as três vias apresentadas
aqui.
Na cidade toda
O monitoramento do trânsito, ao longo do mês de abril, mostrou que a
nova estrutura viária da cidade e do entorno proporcionou grande melhora em
termos de fluidez do trânsito.
Vários eixos importantes se beneficiaram das mudanças, tais como o Corredor
Norte-Sul (Avenida 23 de Maio, Avenida Tiradentes e Avenida Santos Dumont), as
avenidas Brás leme, Marquês de São Vicente, Ermano Marchetti, Aricanduva e Salim
Farah Maluf.
As mudanças trouxeram um ganho médio de 28% na fluidez do trânsito em toda a
cidade, durante o mês de abril, quando comparado com o mês de março. E mesmo
quando comparado aos dados do ano passado, a melhora foi de 22%.
A melhora aumenta, quando os resultados são confrontados com 2008 (32%) e
persiste em relação a 2007 (14%). Ao longo do dia, o ganho em relação a março de
2010 foi de 28%; em relação a abril de 2009, 22%; em relação a abril de 2008,
32% e em relação abril de 2007, 14%. No Horário de pico da parte da manhã, o
ganho foi de 16% em relação a março de 2010; 6% em relação a abril de 2009; 23%
em relação a abril de 2008 e 3% em relação a abril de 2007. No horário de pico
da tarde, o ganho foi de 18% em relação a março de 2010; 25% em relação a abril
de 2009; 31% em relação a abril de 2008 e 11% em relação a abril de 2007.
Considerando que o projeto da Nova Marginal Tietê prevê ainda a construção de
quatro novas pontes e três novos viadutos, a tendência é que os ganhos obtidos
até o momento permaneçam e aumentem ainda mais nos próximos anos.
*Dados de lentidão considerando base de monitoramento de 835 Km até dia
01/04/2010 e base de 868 Km à partir de 05/04/2010.
Fonte: Portal do Governo do Estado com informações da CET
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