Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Ipem alerta para falsos boletos bancários
Junho 23, 2008.

Por causa de uma tentativa de estelionato, registrada na semana passada por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo em um posto de gasolina em Pinheiros, o orgão divulgou um comunicado no qual explica que não promove troca de boletos bancários de taxas de serviços metrológicos por intermédio de telefonemas ou motoboys. Apenas o agente fiscal do Ipem pode recolher o documento fiscal e efetuar a troca.

Caso haja erro na emissão das guias de recolhimento, o agente do Ipem é responsável por recolher o documento fiscal e substituí-lo. O Ipem alerta ainda que denúncias e pedidos de esclarecimentos devem ser feitos na Ouvidoria da autarquia pelo 0800 0130522. No endereço www.ipem.sp.gov.br há informações sobre as ações diárias do instituto.

O golpe:

O gerente do posto de gasolina Murilo Nigro Nunes de Siqueira justificou o golpe por falta de dinheiro. A fraude era praticada por meio de uma empresa aberta com nome de "laranjas", o Instituto de Pesos e Medidas Metropolitano. O EPP emitia um documento que semelhante às guias de recolhimentos do Ipem. Desse modo, induzia ao erro as vítimas, proprietários de postos.

Siqueira usava um computador e uma empresa de moto-frete para seguir veículos do Ipem-SP nos postos de combustível. O objetivo era obter dados cadastrais. Os moto-fretistas abasteciam e pediam a nota fiscal. Em seguida, dono do posto de gasolina recebia uma ligação informando que a guia de recolhimento entregue pelo fiscal da autarquia continha erros e que precisava ser trocada. A ordem de serviço era substituída contendo outro número de conta corrente, também do Banco do Brasil, cujo beneficiário era a EPP. Até o flagrante do Ipem, Siqueira conseguiu juntar R$ 4.590.

 

Fonte: Ipem - SP.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas