Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Projeto Tietê, iniciativa de saneamento gigantesca
Novembro 12, 2008

Projeto Tietê, da Secretaria de Saneamento e Energia, é a maior iniciativa de saneamento ambiental já realizada no País e uma das maiores, em termos ambientais, do planeta. Trata-se de um programa de ampliação da coleta e de tratamento de esgoto doméstico e industrial gerado na Região Metropolitana de São Paulo.

O objetivo é a redução das cargas poluidoras nos corpos d’água da bacia do Alto Tietê e, como conseqüência, a melhora de suas condições ambientais. Beneficia diretamente a Grande São Paulo e, indiretamente, o interior do Estado, especificamente a região da bacia do Médio Tietê.

A parte de saneamento básico do projeto é de responsabilidade da Sabesp. Já o sucesso na despoluição do rio resulta de um conjunto de ações da Cetesb, prefeituras e do Departamento de Águas e Energia Elétrica. Depende também da população, que precisa deixar de jogar lixo nas ruas (que representa parcela significativa da poluição do rio) e utilizar ligações clandestinas, conectando suas moradias ao sistema de coleta de esgoto da Sabesp.

Bacia do Rio Pinheiros - O foco maior de ações e obras na segunda etapa do Projeto Tietê foi a bacia do Rio Pinheiros, um dos principais afluentes do Tietê na Região Metropolitana de São Paulo. O trabalho consistiu em fazer ligações domiciliares à rede coletora, instalação de coletores-tronco (tubulações instaladas ao lado de córregos e pequenos rios) e interceptores (ver ilustração), para impedir que o esgoto doméstico e industrial chegasse ao Rio Pinheiros, indo antes para estações de tratamento.

Esse trabalho atingiu também bairros e comunidades próximas à Represa Billings. O esgoto desses locais, normalmente lançado na represa, passou a ser bombeado para os interceptores do Rio Pinheiros (grandes tubulações instaladas paralelamente ao rio), e daí direcionado até a Estação de Tratamento de Barueri, num trajeto aproximado de 60 quilômetros. Por ser área de manancial, não havia nem permissão legal nem espaço para tratamento do esgoto nesses locais.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Governo do Estado

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas