Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Projeto Tietê, iniciativa de saneamento gigantesca
Novembro 12, 2008

Projeto Tietê, da Secretaria de Saneamento e Energia, é a maior iniciativa de saneamento ambiental já realizada no País e uma das maiores, em termos ambientais, do planeta. Trata-se de um programa de ampliação da coleta e de tratamento de esgoto doméstico e industrial gerado na Região Metropolitana de São Paulo.

O objetivo é a redução das cargas poluidoras nos corpos d’água da bacia do Alto Tietê e, como conseqüência, a melhora de suas condições ambientais. Beneficia diretamente a Grande São Paulo e, indiretamente, o interior do Estado, especificamente a região da bacia do Médio Tietê.

A parte de saneamento básico do projeto é de responsabilidade da Sabesp. Já o sucesso na despoluição do rio resulta de um conjunto de ações da Cetesb, prefeituras e do Departamento de Águas e Energia Elétrica. Depende também da população, que precisa deixar de jogar lixo nas ruas (que representa parcela significativa da poluição do rio) e utilizar ligações clandestinas, conectando suas moradias ao sistema de coleta de esgoto da Sabesp.

Bacia do Rio Pinheiros - O foco maior de ações e obras na segunda etapa do Projeto Tietê foi a bacia do Rio Pinheiros, um dos principais afluentes do Tietê na Região Metropolitana de São Paulo. O trabalho consistiu em fazer ligações domiciliares à rede coletora, instalação de coletores-tronco (tubulações instaladas ao lado de córregos e pequenos rios) e interceptores (ver ilustração), para impedir que o esgoto doméstico e industrial chegasse ao Rio Pinheiros, indo antes para estações de tratamento.

Esse trabalho atingiu também bairros e comunidades próximas à Represa Billings. O esgoto desses locais, normalmente lançado na represa, passou a ser bombeado para os interceptores do Rio Pinheiros (grandes tubulações instaladas paralelamente ao rio), e daí direcionado até a Estação de Tratamento de Barueri, num trajeto aproximado de 60 quilômetros. Por ser área de manancial, não havia nem permissão legal nem espaço para tratamento do esgoto nesses locais.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Governo do Estado

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas