Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece o curso inédito Artes Decorativas em Portugal e no Brasil
Março 28, 2012

O estudo das artes decorativas e da cultura material estabelece uma variedade de perspectivas de análise e de investigação, abarcando o estudo dos objectos propriamente ditos, a sua envolvência social e o quadro de mentalidades que com eles se relaciona dinamicamente.

Portugal e o Brasil oferecem uma riqueza inestimável de exemplos dentro deste universo, que vai desde o mobiliário à ourivesaria, da talha à azulejaria, dos vidros aos têxteis, das cerâmicas ao metais não preciosos. Nesta perspectiva, a composição de ambientes decorativos constitui um campo amplo de exploração, nele interagindo encomendantes e artífices, sob o signo do gosto, que foi evoluindo ao longo dos séculos, nomeadamente das centúrias de Setecentos e Oitocentos, as principais balizas cronológicas que teremos em consideração.

O principal objetivo deste curso, organizado em cinco sessões, é provocar a reflexão em torno dos desafios que estas temáticas oferecem, permitindo um amplo campo de discussão teórico e prático. Neste enquadramento, serão tidas em conta noções de apuramento terminológico, de comportamentos e sociabilidades, que constituem o pano de fundo justificador das atitudes do consumo de bens artísticos e utilitários.

Desta forma, a História e a História da Arte interagem com a Antropologia, a Estética e a Psicologia Social, tendo por pano de fundo os objectos que marcavam os distintos grupos sociais, em realidades económicas e geográficas diferenciadas, como são as de Portugal e o Brasil.

1.ª e 2.ª sessões
1 – ARTES DECORATIVAS E SOCIBILIDADE À MESA NOS SÉCULOS XVIII A XX
1.1. – A Prataria de Mesa
1.1.1. – A prataria da Casa Real nos séculos XVIII e XIX
1.1.2. – Prataria de mesa: das baixelas aos pequenos objectos decorativos
1.1.3. – As grandes baixelas de prata transição do século XIX para o século XX
1.2. – Das Porcelanas Chinesas aos Serviços Europeus
1.3. – Os Vidros e Cristais
1.4. – Os Têxteis da Mesa
1.5. – Mobiliário de Sala de Jantar
1.6. – Análise de algumas Fontes para o Estudo das Artes da Mesa
1.6.1. – Livro de desenhos de talheres dos princípios do século XX

3.ª sessão
2 – AZULEJARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL: SÉCULOS XVI A XX
2.1. – Da influência de Sevilha às criações maneiristas
2.2. – A produção seiscentista e a
2.3. – A grande produção joanina e a ligação com a talha
2.4. – O azulejo na decoração dos interiores setecentistas
2.5. – A azulejaria rococó e neoclássica
2.6. – A azulejaria de fachada em Oitocentos e Novecentos

4.ª sessão
3 – HIGIENE, ILUMINAÇÃO E CONFORTO NAS HABITAÇÕES DAS ELITES
3.1. – Os objectos de uma higiene requintada nos séculos XVIII e XIX
3.2. – Iluminar com prata e vidros
3.3. – A cadeira, o canapé e outros móveis de assento, entre os séculos XVIII e XIX

5.ª sessão
5 – O ESPLENDOR DO TRAJE E DAS JÓIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX: DO IMPÉRIO AO PRIMEIRO ROMANTISMO
5.1. – Traje e jóias Império em Portugal e no Brasil
5.2. – A evolução para o traje Romântico
5.3. – Traje e jóias do primeiro Romantismo em Portugal e no Brasil

Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de Mestrado (1997).
Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Departamento de Arte e Restauro, o Centro de Conservação e Restauro e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP).
Diretor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes/UCP.
Acadêmico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001), é Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2010). Presidiu ao Conselho Diretor do Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006).
Recebeu o Premio D. António Ferreira Gomes, da UCP (1989), o Premio da Fundação Eng.º António de Almeida pela mais elevada classificação da Licenciatura do seu Curso (1994) e o Premio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local, da Academia Portuguesa da História (ex aequo, 2005). Recebeu, ainda, o Premio para o Melhor Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, atribuído pelas Associações de Estudantes, em 2004.
Diretor da Revista de Artes Decorativas (CITAR/UCP) e da revista Filermo, tendo dirigido a revista Museu (1999-2005). Publicou mais de duzentos trabalhos, nomeadamente livros, artigos, colaborações em catálogos, editoriais e prefácios.

Serviço:
Período do curso: 18 a 22 de Junho de 2012 - Horário: 10 às 12 horas
Local: Auditório da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Inscrições: 03 de abril a 15 de maio de 2012 pelo telefone (11) 3742-0077 com Srta. Katia.
Pagamento: Parcela única no valor de R$ 300,00 na inscrição


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas