Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece o curso inédito Artes Decorativas em Portugal e no Brasil
Março 28, 2012

O estudo das artes decorativas e da cultura material estabelece uma variedade de perspectivas de análise e de investigação, abarcando o estudo dos objectos propriamente ditos, a sua envolvência social e o quadro de mentalidades que com eles se relaciona dinamicamente.

Portugal e o Brasil oferecem uma riqueza inestimável de exemplos dentro deste universo, que vai desde o mobiliário à ourivesaria, da talha à azulejaria, dos vidros aos têxteis, das cerâmicas ao metais não preciosos. Nesta perspectiva, a composição de ambientes decorativos constitui um campo amplo de exploração, nele interagindo encomendantes e artífices, sob o signo do gosto, que foi evoluindo ao longo dos séculos, nomeadamente das centúrias de Setecentos e Oitocentos, as principais balizas cronológicas que teremos em consideração.

O principal objetivo deste curso, organizado em cinco sessões, é provocar a reflexão em torno dos desafios que estas temáticas oferecem, permitindo um amplo campo de discussão teórico e prático. Neste enquadramento, serão tidas em conta noções de apuramento terminológico, de comportamentos e sociabilidades, que constituem o pano de fundo justificador das atitudes do consumo de bens artísticos e utilitários.

Desta forma, a História e a História da Arte interagem com a Antropologia, a Estética e a Psicologia Social, tendo por pano de fundo os objectos que marcavam os distintos grupos sociais, em realidades económicas e geográficas diferenciadas, como são as de Portugal e o Brasil.

1.ª e 2.ª sessões
1 – ARTES DECORATIVAS E SOCIBILIDADE À MESA NOS SÉCULOS XVIII A XX
1.1. – A Prataria de Mesa
1.1.1. – A prataria da Casa Real nos séculos XVIII e XIX
1.1.2. – Prataria de mesa: das baixelas aos pequenos objectos decorativos
1.1.3. – As grandes baixelas de prata transição do século XIX para o século XX
1.2. – Das Porcelanas Chinesas aos Serviços Europeus
1.3. – Os Vidros e Cristais
1.4. – Os Têxteis da Mesa
1.5. – Mobiliário de Sala de Jantar
1.6. – Análise de algumas Fontes para o Estudo das Artes da Mesa
1.6.1. – Livro de desenhos de talheres dos princípios do século XX

3.ª sessão
2 – AZULEJARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL: SÉCULOS XVI A XX
2.1. – Da influência de Sevilha às criações maneiristas
2.2. – A produção seiscentista e a
2.3. – A grande produção joanina e a ligação com a talha
2.4. – O azulejo na decoração dos interiores setecentistas
2.5. – A azulejaria rococó e neoclássica
2.6. – A azulejaria de fachada em Oitocentos e Novecentos

4.ª sessão
3 – HIGIENE, ILUMINAÇÃO E CONFORTO NAS HABITAÇÕES DAS ELITES
3.1. – Os objectos de uma higiene requintada nos séculos XVIII e XIX
3.2. – Iluminar com prata e vidros
3.3. – A cadeira, o canapé e outros móveis de assento, entre os séculos XVIII e XIX

5.ª sessão
5 – O ESPLENDOR DO TRAJE E DAS JÓIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX: DO IMPÉRIO AO PRIMEIRO ROMANTISMO
5.1. – Traje e jóias Império em Portugal e no Brasil
5.2. – A evolução para o traje Romântico
5.3. – Traje e jóias do primeiro Romantismo em Portugal e no Brasil

Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a sua dissertação de Mestrado (1997).
Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Departamento de Arte e Restauro, o Centro de Conservação e Restauro e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal (CITAR-EA/UCP).
Diretor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes/UCP.
Acadêmico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001), é Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2010). Presidiu ao Conselho Diretor do Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006).
Recebeu o Premio D. António Ferreira Gomes, da UCP (1989), o Premio da Fundação Eng.º António de Almeida pela mais elevada classificação da Licenciatura do seu Curso (1994) e o Premio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local, da Academia Portuguesa da História (ex aequo, 2005). Recebeu, ainda, o Premio para o Melhor Professor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, atribuído pelas Associações de Estudantes, em 2004.
Diretor da Revista de Artes Decorativas (CITAR/UCP) e da revista Filermo, tendo dirigido a revista Museu (1999-2005). Publicou mais de duzentos trabalhos, nomeadamente livros, artigos, colaborações em catálogos, editoriais e prefácios.

Serviço:
Período do curso: 18 a 22 de Junho de 2012 - Horário: 10 às 12 horas
Local: Auditório da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Inscrições: 03 de abril a 15 de maio de 2012 pelo telefone (11) 3742-0077 com Srta. Katia.
Pagamento: Parcela única no valor de R$ 300,00 na inscrição


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas