Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Caetano do Sul promove, neste fim de semana, a IV Entoada Nordestina
Outubro 16, 2012

Um fim de semana inteiro com shows, intervenções, apresentações, manifestações e tradições nordestinas. Em dois dias de festa, a IV Entoada Nordestina de São Caetano do Sul propicia a oportunidade de vivenciar e brincar como nos terreiros de antigamente. Uma festa em que qualquer um pode ser puxador de rede, mestre de Bumba-meu-boi, tocador de alfaia, dançarino de maxixe, repente e violeiro, a Entoada Nordestina transforma o público em brincantes e traz ao Bosque do Povo o resgate da cultura do Nordeste.

Este ano, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul, embalada na expressiva originalidade e criatividade de um dos mais importantes artistas brasileiros, presta uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. O compositor nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912 e simboliza o melhor da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a “nordestinidade” representada pela sua sanfona e pelo seu chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz. Ele era a representação da alma de um povo, era a alma do nordeste cantando sua história.
Com entrada gratuita, as festividades acontecerão nos dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo), no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320, Bairro São José), das 12h às 22h. Um dos objetivos da Entoada é promover a pluralidade cultural na cidade e homenagear a comunidade local. O público presente poderá experimentar e apreciar diversas manifestações culturais dentro de uma programação intensa.

O sábado terá início com a apresentação da Companhia de Reis Santa Cecília, a partir das 14h. Na sequência, às 15h, será a vez do Grupo Rabutaio, que vai apresentar o espetáculo musical Uma lua de sons e causos, homenageando a obra e a vida de Luiz Gonzaga, além de revisitar e rememorar suas composições e histórias de maneira a estabelecer o exercício da memória entre o público e o universo cultural do compositor.

Quem se apresenta em seguida é a Companhia Baitaclã, a partir das 16h. O Maracatu Ilê Alafia, criado em 1999, entra em cena às 17h. O Grupo formado por 74 integrantes, entre crianças, adolescentes, terceira idade e famílias, é distribuído nas alas corte real, caboclinhos, baianas e percussão jovem e mirim. A apresentação do Maracatu Ilê Alafia resgata e valoriza a cultura afro-brasileira por meio de manifestações populares.

Dando continuidade aos festejos nordestinos, o grupo de Capoeira Santa Izabel, fará uma apresentação, às 18h. Na sequência, a partir das 19h, a Companhia de Artes do Baque Bolado fará uma performance nos tradicionais Maracatus Nação da cidade de Recife, o Espetáculo Cores, Tambores e Crenças é voltado à percussão e à dança com enfoque na cultura afro-americana e africana.

Encerrando as atrações do primeiro dia de Entoada em grande estilo, às 20h haverá um show com a Banda Rastapé. Fazem parte do repertório grandes clássicos do forró de Luiz Gonzaga Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros e também algumas músicas de própria autoria que começaram a ser feitas com o início da banda, criando uma identificação com o autêntico forró.

O segundo dia de Festa começa com uma apresentação do Grupo Batuques Urbanos, às 14h, seguido dos Grupos de Dança de São Caetano. Logo após, às 16h, o artista Inimar dos Reis levará ao Bosque, o espetáculo musical interativo Folias e Congos com a proposta de difundir a cultura afro-brasileira, retratando nossas tradições a partir de sua pesquisa pessoal, de vivências e experiências diretas com as manifestações populares. O Grupo Bandas e Fanfarras se apresenta às 17h.

O Cortejo de Figuras, com a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança, acontece às 18h. O Cortejo é uma brincadeira cênica musical que reúne uma série de figuras mascaradas e suas histórias. Ele acontece pelas ruas da cidade, e ao som instrumentos de corda, sopro e percussão, figuras inusitadas como o Bêbado, o Doutor da Medicina, a Véia do Bambu, o Cego e a Guia, e o Italiano e o Urso, o Boi e o Bicho Babau, se reúnem para compartilhar suas histórias.

Quem fecha as atrações no domingo é Joquinha Gonzaga, com o Trio Sabiá, a partir das 20h. O grupo compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. O Trio Sabiá há 25 anos vem carregando o mais autêntico estandarte do forró pé-de-serra e segue em frente divulgando os ritmos genuínos do Nordeste, lançando novos compositores e eternizando os clássicos como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

No local da festa, haverá ainda o Espaço SESC, destinado à literatura de cordel, contação de histórias, Oficina de Construção de Boi e Xilogravura, espetáculos, aula aberta de Baião e muito mais. Artesanato e comidas típicas como baião de dois, sarapatel, caldo de mocotó e outras delícias serão comercializados no evento.

Programação

Sábado, dia 20

14h - Companhia de Reis Santa Cecília
15h – Grupo Rabutaio, Uma lua de sons e causos
16h - Cia. Baitaclã
17h - Maracatu Ilê Alafia
18h - Capoeira Santa Izabel
19h - Cia de Artes do Baque Bolado
20h - Banda Rastapé

ESPAÇO SESC

14h - Contação de histórias Patativa do Assaréo Caboclo e o Dotô
14h30 - Oficina de Construção de Boi
15h30 - Espetáculo Luiz Gonzaga e as danças brasileiras com Núcleo Fervo e Mundo de Fuá
16h - Embolada com Peneira e Sonhador
18h - Aula aberta de Baião

Domingo, dia 21

14h - Batuques Urbanos
15h - Grupos de dança de São Caetano
16h - Inimar dos Reis, Folias e Congos
17h - Bandas e Fanfarras
18h - Grupo Mundurodá Cortejo de Figuras
20h - Joquinha Gonzaga com Trio Sabiá

ESPAÇO SESC
13h - Show com Trio Alvorada
14h - Contação de histórias: Confusão da Feira de Mangaio
14h às 17h - Oficina de Xilogravura
15h - Oficina de Jogos e Brincadeiras
15h30 - Embolada com Peneira e Sonhador
16h30 - Aula aberta de Baião

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul. Texto: Vanusa Nascimento


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Sesc Verão ocupa o Vão Livre do MASP com extensa programação gratuita no aniversário de São Paulo.
Atividades, em parceria com a Decathlon, têm como destaques as participações das medalhistas olímpicas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.

Festival Pintando o 7 anima a temporada de férias com oficina e espetáculos gratuitos para as crianças e toda a família na CAIXA Cultural São Paulo.
De 27 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, com curadoria do escritor e dramaturgo pernambucano Luciano Pontes, a programação reúne dança, teatro e experiências interativas.

Montagem da premiada companhia Grupo XPTO chega a São Paulo.
"As Pedras de Javier" chega ao Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos.

QINTI Companhia celebra a vida e a morte em Temperos de Frida, com apresentações gratuitas no Teatro Flávio Império.
Com direção de Tatiana Motta Lima, espetáculo é embalado com músicas de cantoras latino-americanas e costurado por episódios da vida da pintora Frida Kahlo.

Cia. Fragmentos Dança apresenta ATO na Praça do Sesc Pinheiros.
Inspirado nas múltiplas vozes que se fazem ouvir em manifestações políticas, espetáculo de dança será apresentado de 22 a 25/01, com entrada gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas