Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Curso da Prefeitura ajuda servidores a se preparar para a aposentadoria
Maio 16, 2011

Mais um curso do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) foi concluído no último dia 11 de maio. O programa visa a auxiliar o servidor que está  prestes a se aposentar - em média três anos antes do previsto - a tornar sua aposentadoria um processo saudável e satisfatório.

O curso foi elaborado pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Secretaria de Governo Municipal e Secretaria de Finanças.

Com a aposentadoria a rotina muda e também a maneira como as pessoas lidam com o tempo. É possível ocupar o tempo livre para outras atividades e promover hábitos mais saudáveis. Por isso, o PPA conta com atividades e palestras dirigidas a um envelhecimento saudável, com profissionais responsáveis por diferentes áreas do conhecimento, como gerontologia, terapia ocupacional e consultoria financeira. A carga horária do curso é de 15 horas.

Planejar para desfrutar

Desde o início do projeto, já foram formadas 30 turmas com aproximadamente 50 servidores cada uma. A metodologia do curso instiga os funcionários a planejar sua rotina para desfrutar o futuro. “Eu, particularmente, achei ótimo, tanto os temas abordados como a forma com que foram passados para os servidores, tudo simples e objetivo. O curso ajudou a pensar o assunto de forma tranqüila, em busca de novas alternativas e novas atividades”, diz Lucia Miranda, da Coordenadoria da Juventude, com 24 anos de experiência no funcionalismo público.

A média de idade de servidores ativos é de 47 anos. A expectativa de vida aumentou e com isso cresceu o interesse em redescobrir os benefícios da longevidade. “Fazer o curso foi uma experiência muito agradável. Estou alegre por ter participado e agradeço a todos pela iniciativa. Esse curso nos oferece otimismo e incentivo para realizar nossas conquistas da melhor forma”, comenta Vilma Gonçalves, repórter fotográfica do gabinete do prefeito.

Eliany Carvalho Penteado, da Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento/SGM, considerou o programa fundamental para os servidores que estão para se aposentar e para a preparação de nova fase de vida.  “Percebemos o sorriso e o brilho nos olhos dos servidores que participaram dos cursos durante os três módulos realizados”.

Vera Lucia Modesto, diretora da Divisão de Recursos Humanos/SGM, disse que os funcionários se sentiram valorizados e motivados a descobrir novas habilidades. “E isso está se refletindo no clima organizacional da secretaria. Ainda temos um longo caminho para capacitar todos os servidores que estão para se aposentar. A demanda é crescente e é fundamental a capacitação de novos multiplicadores”.

Os novos encontros dependem de agendamento em outras unidades da Prefeitura, pois é imprescindível um acréscimo no número de multiplicadores. Mais informação sobre o programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) em   www.prefeitura.sp.gov.br/ppa ou pelos telefones 3397-3036 e 3397-3046 ou pelo e-mail desseduc@prefeitura.sp.gov.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.

Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.

Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.

Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.

Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>