Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Escola Municipal de Astrofísica oferece cursos para iniciantes
Abril 16, 2009

Redescobrir o planeta, estudar as estrelas, imaginar o sistema solar: todas essas curiosidades podem ser sanadas na Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini (EMA), a única da América Latina, que fica no Parque Ibirapuera. A escola foi inaugurada em 25 de janeiro de 1961 e projetada pelo arquiteto Roberto José Goulart Timbau com uma mistura de arquitetura moderna com conceitos da Escola Paulista. Anexo do planetário, a escola passou por uma reforma que recuperou a estrutura do projeto original e instalou rampas de acessibilidade, elevador panorâmico, sala de leitura, entre outras novidades.

Os cursos da EMA são a base para se aprofundar nos assuntos oferecidos. "Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha curiosidade em conhecer a ciência da astronomia", diz o diretor da escola, André Luiz da Silva. Ele mesmo fez um curso de introdução à astrofísica há 20 anos na EMA e daí começou seu fascínio pela astrofísica. Silva diz que as novas instalações da escola estão ótimas e muitos projetos estão sendo implementados. Um deles é a sala de leitura, que em breve poderá atender tanto os freqüentadores da escola como os do parque.

"A importância de uma escola de astrofísica na Cidade é a de mostrar um céu limpo e verdadeiro às pessoas. Os moradores da metrópole não têm acesso ao céu limpo e, com o planetário e a escola, podem conhecer. A curiosidade das pessoas em conhecer o céu e seus mistérios tornou a Astronomia uma das ciências mais importantes", explica André Luiz da Silva. A Rosa dos Ventos e a Alameda Cósmica fazem parte da escola e do Planetário, sendo usados como suporte para as atividades educacionais desenvolvidas. A Rosa dos Ventos situa-se no antigo heliponto municipal Demoiselle (1972) e homenageia povos tupi-guaranis que habitavam a região do Ibirapuera.

A Escola Municipal de Astronomia e o Planetário desempenharão um papel importantíssimo no Ano Internacional da Astronomia. Como centro de divulgação e ensino de astronomia, ambas as instituições são referências para o público em geral, professores, escolas, astrônomos amadores, imprensa e instituições acadêmicas. "A importância da EMA para a Cidade é enorme, pois traz a consciência da cidadania planetária. As pessoas devem saber que astronomia e meio ambiente estão diretamente ligados, fazemos atividades para explicar isso às pessoas. Com os cursos, os jovens podem descobrir uma profissão diferente e se interessarem pelos temas da astronomia. Eu mesmo fiz cursos na EMA e hoje tenho 30 anos de experiência na área", diz o assistente especial dos planetários de São Paulo, Walmir Cardoso. Ele coordena novo projeto da escola chamado "Programa Família do Universo".

Aos domingos serão realizadas sessões para a família e as 50 pessoas pré-inscritas participarão de atividades após a sessão, jogos de interação com as crianças e com os adultos. "Com essa nova atividade, pensamos em mostrar às pessoas que todos devem pensar no próximo e se preocupar com sua felicidade", explica Walmir.
"Nosso papel é ensinar e divulgar a Astronomia para todas as pessoas dos mais diferentes níveis, nas mais diferentes formas de transmissão. Para tanto, é oferecida uma programação extensa de atividades e ações como exposições para o público, aulas que ocorrem durante a semana para todos os níveis de conhecimento, palestras direcionadas para o Ano Internacional da Astronomia, atividades que aproximam o público do astrônomo profissional, como o projeto 'Bate-papo com o Astrônomo', noites de observações com telescópios para o público, palestras sobre a Lua seguidas de observações, atividades que mesclam diferentes áreas do conhecimento com a astronomia como o caso do Sarau Astronômico, que mistura música ao vivo, poesia lida pelo público e reconhecimento do céu", diz o responsável pela equipe técnica de educação astronômica da escola e do Planetário, Marcos Calil.


Serviço:

Escola e Planetário Municipal Aristóteles Orsini
Endereço: avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, em São Paulo
Telefones: (11) 5575-5425/2163-2000
E-mail: planetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas