Cinemateca promove mostra de sangue, sexo e horror Abril 10, 2012
Realizada em parceria com a Heco Produções, a retrospectiva HORROR NO CINEMA BRASILEIRO exibe, em sessões mensais às sextas, e com reprises às quartas, filmes representativos de um gênero narrativo que dificilmente associamos à história de nosso cinema. Inédita em São Paulo, a mostra tem curadoria de Eugenio Puppo. Em abril, em plena sexta-feira 13, as atrações são os longas-metragens Excitação diabólica (1982), de John Doo, Meu destino é pecar (1952), de Manuel Peluffo, e O castelo das taras (1982), de Julius Belvedere. Produção estrelada por três musas da Boca – Aldine Muller, Zaira Bueno e Silvia Gless – e pela veterana atriz Wanda Cosmos, Excitação diabólica narra a história de uma velha prostituta com poderes sobrenaturais que atira sua maldição sobre um grupo de motoqueiros cafajestes. A Cinemateca presta mais uma vez sua homenagem ao diretor John Doo, recentemente falecido, exibindo o filme em nova cópia 35mm confeccionada por seus laboratórios especialmente para a ocasião. A madrugada de horror conta ainda com as pérolas Meu destino é pecar, primeira adaptação de um texto de Nelson Rodrigues para o cinema, e O castelo das taras, filme de horror sobre um grupo de universitárias que tem de lidar com os experimentos macabros de uma professora que invoca no corpo de um pastor protestante o espírito do Marquês de Sade.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.
PROGRAMAÇÃO
13.04 | SEXTA - SALA CINEMATECA BNDES
00h00 Excitação diabólica
14.04 | SÁBADO
02h00 Meu destino é pecar
04h00 O O castelo das taras
18.04 | QUARTA - SALA CINEMATECA BNDES
20h30 Excitação diabólica
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
O castelo das taras, de Julius Belvedere
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 90’
Esmeralda Barros, Dorival Coutinho, Margareth Souto, Ely Silva
Ao lado de uma professora, três estudantes universitárias refugiam-se num castelo para fazer pesquisas sobre ciências ocultas. Lá chegando, a diabólica preceptora invoca no corpo de um pastor protestante o espírito do Marquês de Sade. A partir daí, as alunas são submetidas a experimentos envolvendo alucinógenos, sodomia e loucura.
Não indicado para menores de 18 anos
Excitação diabólica, de John Doo
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 86’
Wanda Cosmos, Aldine Muller, Zaira Bueno, Silvia Gless
Grupo de motoqueiros metidos a machão tira onda com uma velha prostituta. Pouco depois, os três malandros são vítimas de pesadelos nos quais a mulher, que tem poderes sobrenaturais, consegue se vingar da violência que sofreu, atirando-os à loucura e à morte. Fotografia de Cláudio Portioli. Do mesmo autor de Ninfas diabólicas.
não indicado para menores de 18 anos
Meu destino é pecar, de Manuel Peluffo
São Paulo, 1952, 35mm, pb, 72’
Antonieta Morineau, Alexandre Carlos, Ziláh Maria, Rubens de Queiróz
Jovem se casa com um viúvo, mesmo sem estar apaixonada por ele. Passa a morar com sua família e descobre que a antiga mulher do marido foi morta por cães. Aos poucos, ela começa a ficar atormentada com a suposta aparição do fantasma da morta. Primeiro filme adaptado de um texto de Nelson Rodrigues. Publicado nas páginas de O Jornal, em 1944, Meu destino é pecar é também o folhetim de estreia do escritor. Assinado sob o pseudônimo de Suzana Flag, foi um dos maiores sucessos de sua carreira e levantou a tiragem do então fragilizado O Jornal, de propriedade do magnata Assis Chateaubriand.
Não indicado para menores de 16 anos
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|