Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cinemateca promove mostra de sangue, sexo e horror
Abril 10, 2012

Realizada em parceria com a Heco Produções, a retrospectiva HORROR NO CINEMA BRASILEIRO exibe, em sessões mensais às sextas, e com reprises às quartas, filmes representativos de um gênero narrativo que dificilmente associamos à história de nosso cinema. Inédita em São Paulo, a mostra tem curadoria de Eugenio Puppo. Em abril, em plena sexta-feira 13, as atrações são os longas-metragens Excitação diabólica (1982), de John Doo, Meu destino é pecar (1952), de Manuel Peluffo, e O castelo das taras (1982), de Julius Belvedere. Produção estrelada por três musas da Boca – Aldine Muller, Zaira Bueno e Silvia Gless – e pela veterana atriz Wanda Cosmos, Excitação diabólica narra a história de uma velha prostituta com poderes sobrenaturais que atira sua maldição sobre um grupo de motoqueiros cafajestes. A Cinemateca presta mais uma vez sua homenagem ao diretor John Doo, recentemente falecido, exibindo o filme em nova cópia 35mm confeccionada por seus laboratórios especialmente para a ocasião. A madrugada de horror conta ainda com as pérolas Meu destino é pecar, primeira adaptação de um texto de Nelson Rodrigues para o cinema, e O castelo das taras, filme de horror sobre um grupo de universitárias que tem de lidar com os experimentos macabros de uma professora que invoca no corpo de um pastor protestante o espírito do Marquês de Sade.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.

PROGRAMAÇÃO

13.04 | SEXTA - SALA CINEMATECA BNDES

00h00 Excitação diabólica

14.04 | SÁBADO

02h00 Meu destino é pecar

04h00 O O castelo das taras

18.04 | QUARTA - SALA CINEMATECA BNDES

20h30 Excitação diabólica

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

O castelo das taras, de Julius Belvedere
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 90’
Esmeralda Barros, Dorival Coutinho, Margareth Souto, Ely Silva
Ao lado de uma professora, três estudantes universitárias refugiam-se num castelo para fazer pesquisas sobre ciências ocultas. Lá chegando, a diabólica preceptora invoca no corpo de um pastor protestante o espírito do Marquês de Sade. A partir daí, as alunas são submetidas a experimentos envolvendo alucinógenos, sodomia e loucura.
Não indicado para menores de 18 anos

Excitação diabólica, de John Doo
São Paulo, 1982, 35mm, cor, 86’
Wanda Cosmos, Aldine Muller, Zaira Bueno, Silvia Gless
Grupo de motoqueiros metidos a machão tira onda com uma velha prostituta. Pouco depois, os três malandros são vítimas de pesadelos nos quais a mulher, que tem poderes sobrenaturais, consegue se vingar da violência que sofreu, atirando-os à loucura e à morte. Fotografia de Cláudio Portioli. Do mesmo autor de Ninfas diabólicas.
não indicado para menores de 18 anos

Meu destino é pecar, de Manuel Peluffo
São Paulo, 1952, 35mm, pb, 72’
Antonieta Morineau, Alexandre Carlos, Ziláh Maria, Rubens de Queiróz
Jovem se casa com um viúvo, mesmo sem estar apaixonada por ele. Passa a morar com sua família e descobre que a antiga mulher do marido foi morta por cães. Aos poucos, ela começa a ficar atormentada com a suposta aparição do fantasma da morta. Primeiro filme adaptado de um texto de Nelson Rodrigues. Publicado nas páginas de O Jornal, em 1944, Meu destino é pecar é também o folhetim de estreia do escritor. Assinado sob o pseudônimo de Suzana Flag, foi um dos maiores sucessos de sua carreira e levantou a tiragem do então fragilizado O Jornal, de propriedade do magnata Assis Chateaubriand.
Não indicado para menores de 16 anos


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas