Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CET inicia reprogramação do vermelho-piscante em cerca de 2,3 mil semáforos da cidade
Fevereiro 10, 2012

O Programa de Proteção ao Pedestre acaba de entrar numa nova fase por conta da reprogramação dos tempos de travessia que começa a ser instalada em vários cruzamentos com focos semafóricos para pedestres. Testado inicialmente no cruzamento da Av. Pres. Juscelino Kubitscheck com a Rua Prof. Geraldo Ataliba, no Itaim Bibi, a alteração semafórica agora está sendo ampliada para toda a cidade.

 

A programação dos semáforos para travessia de pedestres é efetuada atualmente da seguinte forma: o tempo de verde para o pedestre é dimensionado para a realização da travessia de toda a pista ou parte dela, em caso de travessias em duas etapas. O tempo de vermelho piscante é dimensionado como um tempo de segurança para avisar o pedestre que o semáforo está prestes a abrir para os veículos.

 

Abaixo um exemplo real desta configuração. Ela existe na Praça da Sé com a Rua Senador Feijó. O tempo de programação semafórica neste cruzamento é de 10 segundos de verde e 5 segundos de vermelho piscante.

 

A nova configuração adotada pela CET muda esta concepção semafórica e o tempo de verde para o pedestre será utilizado para avisar as pessoas que elas poderão iniciar a sua travessia. Já o vermelho piscante indica o tempo suficiente para que os pedestres possam concluir a sua travessia com conforto e segurança, mesmo quando iniciada no último segundo do tempo de verde.

 

Como exemplo desta nova configuração temos o cruzamento da Praça da Sé com Rua Senador Feijó onde a nova programação do semáforo para pedestre terá 5 segundos de tempo de verde e 10 segundos de vermelho piscante.

 

 

Sinalização e cronograma

 

Em uma primeira etapa serão contemplados 2.343 cruzamentos, totalizando 81% daqueles que possuem semáforos para pedestres. Para que os pedestres possam identificar os cruzamentos nos quais estará vigente a nova programação serão instalados adesivos junto aos grupos focais de pedestres conforme abaixo:

 

 

As primeiras áreas a serem contempladas serão:

 

Pça da Sé, R. Boa Vista, R. Libero Badaró, R. Cons. Furtado

 

R. Cardoso de Almeida, R. Artur de Azevedo, R. Sumidouro, Leopoldina, Vila Maria, R. Guaicurus;

 

Av. Cons. Carrão, Av. Rio das Pedras, Av. Mateo Bei

 

Av. Itaquera, Av. Lider, Av. Ragueb Chofhi, Av. Luis Mateus

 

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. Brig. Faria Lima (parcial), R. Funchal

Região de Moema (Pássaros (parcial) / Índios)

 

Av. Nações Unidas

 

Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Escola Politécnica, Av. Jaguará, Av. do Rio Pequeno

 

Destas áreas acima citadas seguem os locais que já receberam a nova programação:

 

R. Boa Vista x R. São Bento

 

R. Boa Vista x Ped. R. 3 de Dezembro

 

R. Líbero Badaró x Av. São João

 

Av. Rangel Pestana x R. Dr. Bittencourt Rodrigues

 

Largo São Francisco x R. Cristovão Colombo X R. Líbero Badaró

 

Av. Rangel Pestana x R. Anita Garibaldi

 

Pça. Patriarca x R. Libero Badaró x Viaduto do Chá

 

R. Cristovão Colombo x R. Riachuelo

 

R. Cardoso de Almeida x R. Turiassú

 

R. Cardoso de Almeida x R. Paraguaçu x R. Traipú

 

R. Cantagalo x R. Sete de Outubro

 

Av. Cons. Carrão x R. Atucuri fr. nº 1500 (Cel. Marques)

 

Av. Cons. Carrão prox. R. Nunes Balboa

 

Av. Cons. Carrão x R. Eponina

 

Av. Cons. Carrão x Av. Guilherme Giorgi

 

Av. Mateo Bei fr. nº (Simão Alvares)

 

Av. Rio das Pedras x Av. Luis Pires de Minas

 

Av. Rio das Pedras x Av. Inconfidência Mineira

 

Av. Rio das Pedras x R. Carmo da Mata

 

Av. Rio das Pedras x Av. Arraias do Araguaia

 

Av. Rio das Pedras x Av. Mazzaropi

 

Av. Nações Unidas x R. Jaime de Oliveira e Souza

 

Av. Nações Unidas x Av. Octalles Marcondes Ferreira

 

Av. Nações Unidas x retorno frente SP Market

 

Av. Nações Unidas x Travessia Pedestre entrada SP Market

 

Av. Nações Unidas x R. Guriú

 

Av. Nações Unidas x R. Prof. Campos de Oliveira

 

Av. Presidente Juscelino Kubitschek x Rua Prof. Geraldo Ataliba

 

Rua Funchal x Rua Gomes de Carvalho

 

Rua Funchal x Rua São Tomé

 

Rua Gomes de Carvalho x Olimpíadas

 

Rua Olimpíadas x Rua Vicente Pinzon

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>