Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Instituto de Arte Contemporânea inaugura duas novas exposições
Outubro 14, 2008.

Comemorando o seu segundo ano de existência, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) irá inaugurar duas mostras importantes da arte brasileira. A primeira é a “Absorção e intimismo em Volpi”, com curadoria de Sônia Salzstein e a segunda é “Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira”, organizada por Taísa Palhares. Ambas serão abertas terça-feira (14), às 19h, para convidados e, após isso, ficarão no local até 25 de janeiro de 2009.

A curadoria de Sônia Salzstein para a exposição “Absorção e intimismo em Volpi” apresenta 28 pinturas realizadas por Alfredo Volpi entre o fim da década de 1950 a início dos anos 1970. A maior parte das obras é proveniente de coleções privadas, que o público brasileiro pouco conhece. Sônia Salzstein destaca que, embora o artista tenha alcançado enorme popularidade, “(...) firmada, sobretudo, em suas célebres “bandeirinhas”, a totalidade da obra de Alfredo Volpi, numerosa e diversificada, permanece razoavelmente inexplorada”.

“Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira” traz um conjunto de 37 esculturas e relevos em madeira de dois dos principais escultores da arte brasileira da segunda metade do século 20. A curadora Taísa Palhares ressalta que “A exposição, ao mostrar exclusivamente e pela primeira vez uma pequena seleção da produção em madeira dos dois artistas, visa criar um olhar cruzado que evidencie não apenas as semelhanças e problemas comuns, mas também que possibilite, pelo embate, uma interpretação arejada das obras”.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea é responsável pela preservação, catalogação, pesquisa e divulgação gratuita de documentação histórica referente aos artistas que constituem, atualmente, seu objeto de estudo: Amilcar de Castro (1920-2002), Mira Schendel (1919-1988), Sergio Camargo (1930-1990) e Willys de Castro (1926-1988). Atualmente, o Instituto possui cerca 75 obras em comodato, relacionadas aos quatro artistas que compõem o acervo do IAC; mais de sete mil documentos - incluindo correspondências, periódicos, estudos de obras, partituras entre outros - e quatro mil imagens, das quais mais de 90% digitalizados e disponíveis para consulta. O Núcleo dispõe também de uma biblioteca para consulta, cujo acervo abrange livros sobre arte moderna e contemporânea e obras biográficas.

Serviço:
“Absorção e intimismo em Volpi” e “Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira”
Abertura ao público: 15 de outubro de 2008
De terça-feira a sábado, das 10h às 18h e domingo, das 12h às 17h
Instituto de Arte Contemporânea
Centro Universitário Maria Antonia - Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antonia 258 - 01222-010, São Paulo SP
Fone: 11 3255-2009 /// www.iacbrasil.org.br

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Canal Aberto.

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas