|
Saúde alerta sobre sintomas da abstinência de álcool Dezembro 19, 2011
A Secretaria da Saúde de São Paulo faz um alerta para as pessoas que abusam no consumo de álcool. Segundo o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), unidade da pasta na capital paulista, um em cada dez casos de síndrome de abstinência alcoólica, que aparecem horas após a última dose, é grave ou muito grave e, se não tratada a tempo, pode levar à morte. Os sinais das crises mais graves podem durar por até 72 horas.
Em geral, os sintomas das síndromes graves são tremores generalizados, sudorese, dor de cabeça, vômitos, alucinações e desorientação, no tempo e no espaço, que podem evoluir para quadros mais graves, chegando ao chamado "Delirium Tremens", que é um estado de confusão mental que piora ao entardecer.
Se não tratadas a tempo em um serviço de saúde, essas crises podem piorar, causando sequelas neurológicas e, em alguns casos, levando o paciente ao óbito.
Em média, 90% das pessoas que exageram no consumo de álcool sofrem da síndrome leve ou moderada durante as primeiras 24 horas após a última dose. Para essas pessoas, o tratamento indicado é beber muita água e repousar.
O que vai determinar a gravidade da intoxicação de cada pessoa é a quantidade de bebida ingerida em proporção à suscetibilidade do indivíduo.
"O consumo exagerado de bebidas alcoólicas traz muitos malefícios para a saúde. A síndrome de abstinência é um deles. Apesar da maioria das pessoas apresentarem sintomas leves, o número de casos graves é alto. Por isso o consumo moderado, seguindo o que recomenda a Organização Mundial de Saúde, é tão importante", diz Marta Jezierski, diretora do Cratod.
Da Secretaria da Saúde
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo. Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium. Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres. As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
+ Mais notícias
|
|