Site indica postos de coleta de lixo eletrônico Junho 04, 2010
Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse "e-lixo" não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele? Se você respondeu sim para todas as questões, fique sabendo que agora ficou mais fácil descartar esse tipo de lixo. É que entrou no ar, nesta terça-feira, 2, o projeto "e-lixo maps", uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sérgio Motta.
No site www.e-lixo.org, inserindo o CEP e o tipo de "e-lixo" que você precisa descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo. O projeto associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de "e-lixo" em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada de forma mais funcional e lúdica. Além dessa prestação de serviço, o projeto prevê, também, o cadastramento de mais pontos de coleta.
A ideia de criar o projeto "e-lixo maps" surgiu após a realização, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da campanha "Mutirão do Lixo Eletrônico - Recicle. Não descarte essa idéia". A ação, que aconteceu no dia 30 de outubro de 2008, teve como objetivo arrecadar pilhas, baterias, celulares e carregadores em centenas de pontos de coleta espalhados pela Capital e em 372 municípios.
A participação da população neste mutirão superou as expectativas e mais de 50 toneladas foram arrecadadas, mostrando que muitas pessoas não possuíam um lugar adequado para levar esse tipo de lixo. Com o "e-lixo maps" ficará mais fácil para a população encontrar uma destinação correta e ecológica para seu lixo eletrônico.
Confira o site www.e-lixo.org e faça sua parte para ajudar a cuidar do meio ambiente.
Da Secretaria do Meio Ambiente
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Fábricas de Cultura promovem espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso com foco na valorização da leitura. O tema para o ano de 2025, "Literaturas do Brasil: o que não consigo dizer só com palavras", surgiu da provocação de fomentar a leitura e a literatura frente a queda do número de leitores no país; temporada de apresentações vai de outubro a dezembro deste ano; Teatro Sérgio Cardoso será palco das apresentações itinerantes.
Fim de semana tem teatro para crianças e adultos na Zona Leste e no Sesc Ipiranga. O Circo Teatro Palombar apresenta "Esquadrão Bombelhaço" no domingo (19), às 11h, no Sesc Ipiranga, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. E a Cia. Madeirite Rosa faz apresentações gratuitas de "A Luta" no sábado(18) e domingo (19), na Casa de Cultura São Rafael, na Zona Leste.
Saia Sambando: evento gratuito no CEU Heliópolis tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres. As atividades têm participação da sambista Bernadete e da cantora Naira Marcatto.
Com Alaíde Costa, Eliana Pittman e Graça Braga, show gratuito Pérolas Negras será apresentado na Biblioteca Mário de Andrade. Celebração da negritude e da música brasileira reúne três vozes lendárias em um encontro histórico em São Paulo.
Polvo gigante é personagem principal de peça infantil gratuita no Sesc Pompeia. Espetáculo interativo do Núcleo Vraaa propõe experiência cênica em que crianças e adultos ajudam a dar vida a um polvo gigante no espaço público.
+ Mais notícias
|
|