Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Autoridades debatem criação de corredor de ônibus na Celso Garcia
por Bruno Meirelles
Março 18, 2008

Autoridades da região do Tatuapé debateram sobre a possibilidade de criação de um corredor de ônibus na Avenida Celso Garcia. A discussão se deu durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança da região (Conseg), realizada dia 17 de março.

O engenheiro Vagner Landi, afirmou que esta "é uma obra importante, mas precisamos tomar cuidado porque temos que compor este corredor de ônibus com a operação urbana Celso Garcia, que hoje é uma avenida totalmente degradada, com imóveis abandonados e fechados".

A também arquiteta Helena Werneck explicou que segundo o plano diretor de 2002, era para ser feita apenas uma intervenção urbana no local. "Agora conseguimos transformar isso em área de operação urbana. E a diferença entre a intervenção e a operação é que nesta última você tem um intenso investimento do município por conta da lei, que vem de um fundo específico chamado Fundurb".

Ela acredita que a criação de corredores é uma solução viável para melhorar o problema do trânsito na capital, mas tem algumas restrições quanto a isso. "Os corredores eles organizam os transportes públicos de tal maneira que eles passando a circular em uma via exclusiva, eles vão mais rápido, tem uma questão de acessibilidade. E ele pode ser um coisa interessante, desde que venha associado com um conjunto de benefícios para a região. Ter o corredor de ônibus é uma coisa que é boa para a cidade mas não é tão boa para o bairro, porque ele precisa de mais coisas, de mais investimentos do que simplesmente o corredor. Precisa de melhora da qualidade de vida, das calçadas, do enterramento dos fios, e do dinheiro que vem para o financiamento de recuperação de fachada. Precisamos atrair um comércio de melhor qualidade e sair dessa estagnação que a Celso Garcia teve".

A vereadora Miriam Athié concorda com a necessidade de uma operação urbana na avenida. "A Celso Garcia está detonada. Fazer um corredor nela significa matar a avenida em todo o seu comércio. A licitação está andando, nada impede que ela aconteça, mas não podemos deixar começar a obra sem a operação urbana. Nós teríamos que desapropriar uma grande parte da Celso Garcia e alargá-la para que seja verdadeiramente um corredor, com mais agilidade para os ônibus que chegam até São Miguel Paulista, mas principalmente que a gente dê local também para os veículos, porque nós estamos vivendo um apagão no tráfego de São Paulo".

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 04 de Novembro de 2009 E O F DD escreveu: Corredor na Celso Garcia? Já passou da hora de investir nessa região.Enquanto ficam pensando se faz ou não faz está obra, a região mais populosa de sâo paulo,que é a zona leste, fica cada vez mais atrazada,em relação a outras regiões de são paulo como parte da zona sul e oeste de são paulo que tem seus corredores e linhas de metrô,uma em cima da outra. E a zona leste,onde fica nessa lista? Ao invés de ficar brigando se faz ou não faz essas obras tão necessárias para a população,façam que esses projetos saiam logo do papel,se não passarão décadas e não vai acontecer nada mesmo.Acho que se deve pensar na cidade como um todo,não priorizar determinadas regiões,até porque a zona leste movimenta são paulo,obrigado.

Em 05 de Setembro de 2008 Fábio F de Oliveira escreveu: É lógico que já esta mais do que na hora de investir na av celso garcia, este corredor já era para estar pronto pois é a avenida que da acesso a região mais populosa da cidade que é a zona leste, mais tem que se fazer um corredor de verdade com vias centrais e não pela metade.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas