Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Subprefeitura da Mooca autua bares no Tatuapé
por Bruno Meirelles
Janeiro 28, 2008

Os problemas envolvendo irregularidades nos bares da região do Tatuapé foram debatidos na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança local (Conseg), realizada dia 22 de janeiro.

Umas das reclamações mais freqüentes dos moradores é com relação à presença de mesas e cadeiras nas calçadas. Marcelo Eivasian, da subprefeitura da Mooca, afirmou que a administração tem realizado ações de combate a essa irregularidade. "Vocês vêem as mesas e cadeiras na rua, mas não sabem que o bar foi autuado. Às vezes nós passamos, multamos, e nem descemos do carro. Então eu peço para o agente vistor, e ele vai e dá o flagrante. Este último mês nós fizemos quinze multas em bares só da região. Apenas uma foto prova que ele estava desrespeitando. Passou das onze horas é multado, como o próprio Copacabana que tomou a multa às onze e cinco".

O presidente do Conseg Tatuapé, Dagoberto Resende, explica que muitos alvarás de funcionamento foram dados antes da lei de zoneamento, que estabelece que a calçada deve ter 1,1 metro de passagem para os pedestres. "Quando alguma pessoa vai buscar o alvará e vê que não pode colocar a mesa na calçada, ou não posso abrir meu bar lá, aí já é tarde. Antes de abrir qualquer comércio, qualquer tipo de estabelecimento ou atividade, procura a prefeitura. O único documenta que autoriza ele exercer a atividade, seja de qualquer natureza, é o alvará de licença e funcionamento da prefeitura".

Ele citou alguns exemplos de bares que foram autuados recentemente pela prefeitura. "Por exemplo, esse bar Piratas. A pessoa não consegue nem virar para descer a rua porque ele toma toda a calçada. E ainda por cima ele colocou uma corrente para isolar as cadeiras e mesas. Muitos bares, até que tinham permissão de uso, foram cassados. Perderam o termo por fazer mau uso da calçada. Tem outro bar na esquina da Joaquim Antônio Dias, que não abre nunca mais. Além de ele estar com a edificação irregular, o bar dele dava um trabalho tremendo. A taxa de coeficiente de construção é maior que a do terreno. Ele vai ter que construir uma casa ali, porque bar não pode".

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 30 de Janeiro de 2008 marcelo escreveu: O problema é a fiscal da região ! que avisa alguns quando vai passar !! e isso cria o vicio dos demais ! podem notar , existe bares que quando são avisados da fiscalização sequer colocam suas mesas pra fora ,o bar amigo da costela , que não tem autorização pra mesas na calçada, coloca mesas inclusive na porta de seus vizinhos á noite, que já foram até multados sem ter culpa ,mas o bar não , rs ,e coloca suas mesas na calçada tradicionalmente as 14/15hs...quando são avisados que haverá fiscalização em torno das 18/19hs nem colocam!!! e ainda avisam os bares vizinhos que ficam aguardando a fiscalizão passar para colocar as mesas ! interessante não acham ?

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas