Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Sarna otodésica em cães e gatos
pela Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna

Seu bichinho de estimação apresenta coceiras persistentes na região das orelhas? Pode ser um sintoma de sarna otodésica, também conhecida como sarna do ouvido. Esta lesão é causada por um ácaro: o Otodectes cynotis. Este parasita habita o conduto auditivo externo, bem como a pele em volta deste, podendo até atingir toda a cabeça do animal.

Esta sarna é caracterizada pelo surgimento, no canal auditivo, de uma cera pruriginosa de cor marrom enegrecida e de aspecto granuloso. Sua visualização é mais fácil no cão que no gato.

Este ácaro causa grande sensibilidade na região das orelhas, o que gera coceira, podendo levar a escoriações e até mesmo hematomas nas orelhas. Se não for diagnosticado e tratado a tempo, esta sarna poderá evoluir para uma otite (que é uma infecção no ouvido) de origem bacteriana.

O diagnóstico desta lesão só pode ser feito -através de exames próprios- pelo seu Médico Veterinário, que também prescreverá o tratamento adequado.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas