Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

A salada é só um detalhe.
Por Jade Petronilho.
Março 2008, 13.

No mundo todo é crescente o aumento de vegetarianos que levam mesmo a sério essa prática. A prova deste fato está na grande procura e na criação de restaurantes adeptos ao vegetarianismo e ao veganismo.

De acordo com a União Vegetariana Internacional e a Sociedade Vegetariana Brasileira, vegetarianos são apenas aqueles que não comem carnes vermelhas, peixes, aves e nem seus subprodutos. Normalmente, esse grupo pode ser subdividido em ovo-lacto-vegetarianos (consomem ovos e laticínios) e lacto-vegetarianos (consomem laticínios).

Sendo a primeira a "forma mais popular" da prática, a maioria dos estabelecimentos voltados para esse público, segue essa linha: não comercializam carne, mas podem adicionar às receitas ovos e/ ou laticínios.

Os chamados veganos ou vegans, além de não consumirem carnes, ovos e nem laticínios, excluem o mel e, à medida do possível, não usam no dia-a-a-dia produtos comuns como cosméticos, peças de vestuário e outros que possam ter causado o sofrimento de animais.

Segundo o médico nutrólogo coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira, Dr. Eric Slywitch, todos os nutrientes (exceto a vitamina B 12) podem ser supridos em uma dieta vegetariana mesmo que o indivíduo não utilize derivados de animais. De acordo com ele, seguindo um regime alimentar correto em que feijões são introduzidos, o balanceamento é "naturalmente realizado" e as carnes não fazem falta àqueles que não as ingerem. Quanto à carência da vitamina B 12, o Dr. Slywitch garante que pode ser preenchida com a utilização de injeções ou comprimidos.

O Vegethus (Assista um vídeo), restaurante que possui duas unidades na Grande São Paulo, consegue fazer um cardápio tão extenso (modificado diariamente) que suas opções só se repetem, praticamente, a cada trimestre! Nele é adotado o veganismo como política e, sendo assim, conforme citado anteriormente, além das carnes, são exclusos laticínios e ovos. Fora esses detalhes, o local oferece aos seus clientes desde salada até pizzas e junk food.

Todo último sábado do mês, nele é realizado um "jantar festivo" que foi batizado de "Balada Junk Food Saudável"; por R$ 19 e oferecido no esquema self-service, fica à escolha do cliente combinações que incluem batata frita, mini pizza, filé de glúten com molho tártaro, hambúrguer, esfiha, bolinhos de tofu com nori, espetinhos de proteína vegetal texturizada (PVT), bolo prestígio, torta de banana, pavê de nozes, refrigerante de guaraná e suco de uva.

O Espaço Zym (Assista um vídeo) se diferencia dos demais porque além de saborear uma boa refeição, quem visita o local pode contar com muita natureza e outros tipos de serviço como loja de produtos naturais, day spa e outros.
A cada dia, um prato diferente é elaborado por Cláudia Mattos, chef do Espaço e sua equipe. Cláudia diz que "todas as refeições são preparadas com o máximo possível de ingredientes orgânicos e integrais"; lá há uma horta de onde extraem muitos dos componentes utilizados na cozinha.
A "biomassa" da banana verde é bastante utilizada por Cláudia e entra na preparação de patês a bolos.

O restaurante Lar Vegetariano Vegan foi assim nomeado com o intuito de passar aos seus clientes uma idéia de família e de aconchego.
Há cinco anos no ramo, porém com uma pesquisa de mercado que durou mais de uma década, oferecem dentre muitas outras opções, algo diferente que chamam de "Veg Lanche Feliz". O nome que lembra o de um lanche comercializado por uma rede americana de fast-food, consiste em sanduíches feitos de hambúrguer de PVT, salada, tomate, Catupiry de soja e mussarela vegetal e podem ser escolhidos nas opções: X-salada, X-tudo, X-veicon e X-calabresa. Também é possível comer um "Salsilanche", bauru ou misto quente.
Às sextas-feiras, o local disponibiliza o serviço de delivery de pizzas o que dá, neste dia da semana, aos adeptos do vegetarianismo e veganismo a opção de não irem até o restaurante para comer.

O Bistrô Satya Mandir, comandado pelo chef Thiago Santoro, disponibiliza aos seus freqüentadores almoços, lanches e vitaminas preparadas à moda vegetariana ou vegana; como especialidades, destacam-se vitaminas que têm como base o "leite" de gergelim e o prato "Coração de Deusa" que é preparado com flor de bananeira ao leite de coco. Diferencialmente dos demais, Thiago não faz preparados com soja e chama a atenção de seus clientes por causa disso.
Para vender ainda mais a idéia de saúde e equilíbrio, o Bistrô localiza-se dentro de uma escola de ioga no bairro dos Jardins, mas é aberto ao público em geral.

Há mais de duas décadas trabalhando com comida natural e vegetariana, o Cachoeira Tropical destaca-se pelo seu grande número de opções no buffet. Diariamente, são servidos 15 pratos quentes, 18 pratos frios, 10 espécies de sobremesa, frutas e sucos.
Apesar de manter a idéia original de não investir na comercialização de animais e seu derivados, neste restaurante há a opção de poder comer peixe ou frango para não excluir da clientela aqueles que não abrem mão de ingerir proteínas derivadas de animais.

Endereços

Vegethus Vila Mariana
Rua Padre Machado, 51.
Vila Mariana.

Espaço Zym
Rua Tonelero, 1248.
Lapa.

Lar vegetariano
Rua Domingos Rodrigues, 423.
Lapa.

Satya Mandir
Alameda Franca, 444.
Jardins.

Cachoeira Tropical (unidade I)
Rua João Cachoeira, 275.
Itaim Bibi.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas