Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CDs e DVDs piratasPrefeitura inicia destruição de 1,5 milhão de CDs e DVDs piratas
Dezembro 18, 2007

O prefeito de São Paulo deu início nesta terça-feira (18/12) aos trabalhos de destruição de 1,5 milhão de CDs e DVDs piratas apreendidos pelas equipes de fiscalização da Prefeitura. A maior parte dos produtos foi apreendida de vendedores ambulantes, e estavam estocados em depósitos das Subprefeituras.

Durante o evento, realizado no Parque do Povo, Itaim Bibi, na Zona Sul da cidade, o prefeito introduziu pessoalmente parte dos produtos em máquina trituradora. "Quero registrar o simbolismo desta ação", afirmou o prefeito de São Paulo: "A Prefeitura está adotando medidas radicais e irreversíveis para inutilizar esta mercadoria". Ele informou ser necessária a destruição do material, principalmente depois de um depósito de produtos falsificados na Mooca ter sido roubado no início do mês.

Os destroços dos CDs e DVDs foram acomodados em sacos de lixo após a trituração. Segundo Kassab, "o que puder ser reciclado, será reciclado. O resto irá para áreas de descarte do Município". Os operadores do equipamento estimaram que a destruição de todo o material levará dois dias.

A prefeitura promete continuar o combate à pirataria: "CD pirata, em São Paulo, vai virar pó", afirmou Andrea Matarazzo, secretário das subprefeituras, que destacou que o sucesso das operações deve-se à participação, junto com a Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal.

Kassab informou que ainda hoje pela manhã aconteceu mais uma ação, "na qual foi identificado, em uma das lojas, um armário falso que escondia a entrada para uma loja com produtos contrabandeados, o que mostrou o acerto da decisão da Prefeitura". A prefeitura pretende continuar o combate à pirataria: "Estão previstas uma série de operações nos próximos meses, porque São Paulo cada vez mais vai ser voltada à legalidade, dando espaço a pessoas que queiram trabalhar pagando impostos e gerando empregos. Não é justo que ações criminosas como a pirataria, responsáveis por tirar muitos empregos, continuem a existir", defendeu o prefeito.

Apenas em 2007, produtos falsificados e contrabandeados apreendidos pela Prefeitura já encheram 91 mil sacos de 100 litros. Desde 2005, cerca de 2.400 barracas irregulares foram removidas pelas Subprefeituras e 600 termos de permissão de uso (TPUs) utilizados de forma irregular foram cassados. As ações foram realizadas em pontos importantes da Cidade, como os largos Treze, da Batata e da Concórdia.

Parque do Povo

O prefeito aproveitou a visita ao Parque do Povo para mostrar aos jornalistas o novo calçamento do entorno da área verde que está sendo construída pela Prefeitura. O piso é feito de entulho reciclado das antigas construções existentes na área do Parque. "O melhor de tudo é que esse calçamento é permeável, ou seja, vai absorver a água das chuvas e evitar que elas se acumulem e provoquem alagamentos", comentou o prefeito.

quot;Quero dar nota 10 para esse modelo. Fica mais barato e vem ao encontro da nossa política de respeito ao meio ambiente. Reciclamos material e aumentamos a área permeável da Cidade, evitando que restos de materiais de construção sejam encaminhados aos aterros", acrescentou. Acompanharam o prefeito, ainda, o secretário municipal de Transportes e os subprefeitos da Mooca, Pinheiros, Campo Limpo e Vila Mariana.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas