Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Polícias apresentam números da criminalidade de 2007 no Brooklin
por Bruno Meirelles
Janeiro 16, 2008

Representantes da polícias civil e militar apresentaram um balanço das ações de combate à criminalidade na região do Brooklin. Os dados apresentados durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança local (Conseg), apontam para uma redução da ocorrência de delitos com relação a 2006.

Segundo o tenente Maurício de Araujo, comandante interino da 4º Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, o Brooklin teve uma baixa satisfatória nos índices criminais. "Desenvolvemos várias operações, principalmente porque no final do ano a gente sabe que complica um pouco a questão do 13º salário, do pessoal ir aos bancos e aos centros comerciais, e por isso focamos nossas ações nesses pontos".

Ele explica que para o começo do ano, o foco da PM muda um pouco. "O pessoal está normalmente de férias e as casas ficam mais vazias, principalmente nessa primeira quinzena. As rondas escolares, que não tem muito trabalho nesse período porque as escolas estão de férias, foram realocadas para as áreas residenciais. Também tivemos um resultado bastante satisfatório nesse ponto, pois não tivemos um índice muito grande de furtos ou arrombamentos das casas".

A delegada assistente do 96º Distrito Policial, Ancila Giaconi, apresentou os números da criminalidade de outubro, novembro e dezembro de 2007, demonstrando que eles tiveram redução com relação ao mesmo período de 2006. "Homicídio doloso, no final de 2006 foram dois, e no final de 2007 nós não tivemos. Roubos diversos, no final de 2006 foram 598, e no final de 2007 foram 556, uma queda de 7,55%. Furtos diversos: 845 no final de 2006 contra 722 no final de 2007, uma queda de 17,3%. Roubo de veículos: no último trimestre de 2006 119, no último trimestre de 2007 113, uma queda de 5, 3%. Furto de veículos: 325 no trimestre final de 2006, 289 no trimestre final de 2007, uma queda de 12,45%"

Ela atribuiu a redução nos números ao trabalho conjunto das polícias civil e militar. "A polícia militar está nos pontos que foram mapeados, considerados nevrálgicos como a gente diz. Ela tem marcado sua presença nos semáforos, isso é uma constante e é também uma forma de inibir a ação desses indivíduos. E a nós do 96º D.P. tivemos uma série de operações agora nos últimos meses, como a operação Papai Noel, que eram rondas dos nossos investigadores. Até numa dessas passagens eles conseguiram ver um local, acharam meio estranho. Aí os investigadores começaram a fazer campana, e conseguiram detectar que naquele local funcionava um vídeo bingo com 30 máquinas que foi fechado pouco antes do ano novo".

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas