Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Subprefeitura esclarece moradores do Brooklin sobre reformas das calçadas
por Bruno Meirelles
Fevereiro 20, 2008

A subprefeitura de Pinheiros prestou esclarecimentos aos moradores do Brooklin a respeito das obras realizadas nas calçadas da região. As explicações foram dadas pela arquiteta da subprefeitura, Amanda Franco, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança do Brooklin (Conseg), realizada no dia 19 de fevereiro.

Segundo ela, a prefeitura irá trabalhar para adequar todas as calçadas à legislação. "A lei diz que a gente tem que garantir para o pedestre uma faixa de 1,20m que tenha no máximo 2% de inclinação. Isso a gente vai lutar para que seja respeitado. Se precisar fazer de novo, iremos refazer".

A arquiteta explica que as calçadas foram selecionadas de acordo com uma lista de prioridades, que contou com solicitações do próprio Conseg. "Foi feito um levantamento com as áreas, com o tipo de piso, com o tipo de pavimento, e a gente montou uma licitação no projeto que foi feito. O piso é de concreto estampado. Infelizmente, o modo de fazer esse piso é muito prejudicado em época de chuva. Então toda vez que chove a gente tem que paralisar, porque o piso já feito é danificado. Mas a idéia do projeto é priorizar o espaço público de calçada e de acessibilidade, e equacionar os problemas da obra que é a briga do direito do morador, do transeunte, do comerciante, da forma mais justa, seguindo a legislação".

Ela explica que o principal problema encontrado no andamento das obras são os estacionamentos irregulares nos comércios. "Os carros param de forma perpendicular à rua, numa vaga onde não cabem, e a traseira deles impede a passagem de pedestres. Então todas as vagas que não tiverem quatro metros e meio terão suas guias levantadas para que os carros não possam subir. Em alguns lugares onde fizemos vistorias as calçadas já foram feitas e isso não aconteceu. Mas eles estão refazendo esses trechos e levantando as guias. Assim, todos os carros que estiverem estacionados e invadirem essa área de passeio delimitada serão multados".

Além disso, algumas calçadas com registros muito antigos apresentam medidas não uniformes. "Na Avenida Morumbi e na Padre Antonio, por incrível que pareça, as calçadas na mesma rua têm diferenças no alinhamento. Ou seja, ela começa com 1,5m, e no meio passa a ter 2,5m. Isso está regularizado no loteamento, e é uma coisa que não conseguimos mudar. Existia também um alinhamento original que os prédios que foram construídos naquela época foram seguindo. Com essa regularização da calçada, os imóveis terão que refazer a sua soleira de acordo com o novo alinhamento. São 74.000m de calçadas sendo feitos na subprefeitura de Pinheiros, e quando acontece um problema temos que ver caso a caso. E somos apenas em 4 para fiscalizar tudo isso" finalizou.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 22 de Fevereiro de 2008 Ana escreveu: Graças a Deus que a subprefeitura está tomando medidas pra mehorar a calçada do Brooklin... Andar a pé, e ainda com criança pequena, empurrando carrinho é impossível no bairro!!!!! Alem do minúsculo espaço, há carros estacionados e até postes no meio do caminho! Há trechos que o pedestre tem que andar na rua pq não tem espaço pra ele na calçada.Além de tudo isto a calçada é muito inclinada, nestes trrechos tb acabo andando na rua para não correr o risco de torcer o tornoselo 9o que já me aconteceu várias vezes nas ruas do bairro). Peço que arruem tb a calçada da R. Indiana.

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas