|
Subprefeitura de Itaquera coleta e dá destinação adequada aos pneus inservíveis Junho 23, 2010
Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem de ser recolhido e processado de forma adequada para que não provoque danos ambientais. A Subprefeitura de Itaquera tem consciência disso e vem recolhendo cerca de 200 pneus mensalmente pelas ruas e córregos da região.
Em 2010, mais de mil pneus já foram reciclados. Quem mora na região pode ajudar o meio ambiente e descartar esses objetos de forma correta. A sede da Coordenadoria de Obras da Subprefeitura de Itaquera (Rua Blecaute 303, Parque do Carmo) coleta e estoca esses pnues, que posteriormente são recolhidos por uma cooperativa.
Após coletado, o pneu vai para trituração e pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico. Mas não é só no solo que o material é reutilizado, ele também pode virar solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. Uma grande demonstração de que reciclar é planejar um futuro com mais recursos naturais para as próximas gerações.
Para o engenheiro Fábio Pagani, supervisor de limpeza da Subprefeitura de Itaquera, a iniciativa é um passo para a limpeza e também para a saúde pública. “Quando você recolhe o lixo numa operação de cata-bagulho, também retira os focos de rato e outros vetores de doença. Dessa forma, deixa-se a região mais agradável visualmente e também mais saudável, aumento a qualidade de vida”, explica.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|