Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Evento celebra, sábado (22), no Parque do Ibirapuera, o Solstício de Inverno do Brasil
Junho 18, 2013

Independente do significado astronômico – nesse dia, no Brasil, ocorre a noite mais longa do ano – o propósito do primeiro Solstício Brasil é proporcionar reflexão para o equilíbrio individual que pode trazer integração equilibrada do homem a seu meio ambiente. “Mostrar às pessoas que yoga é muito mais que saúde e bem estar. Praticá-la é estar próximo da consciência de que somos o meio e o meio somos nós, de que há impacto de nossas ações com o meio ambiente”, diz Wal Nunes, do Studio Yoga Integral.

Com perfil de pré-estreia do que espera fazer dia 22 de dezembro para comemorar o Solstício de Verão, com shows confirmados da Banda Pedra Branca e Teco Padaratez, palestras, workshops e oficina de circo e plantio de mudas medicinais, o evento no Ibirapuera é gratuito. Quem quiser praticar e se sentir mais confortável, basta levar o tapete de yoga; os interessados que não o possuirem praticarão no chão, sem problemas. A Serraria, onde será realizado o evento, tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas mas pode abrigar muito mais em suas áreas próximas.

Um pouco sobre o solstício

O momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador, chamado de solstício, acontece em junho e em dezembro. Acredita-se que o movimento de corpos celestiais indica os dias apropriados no ciclo ritual anual. As teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas. Os primórdios de sua celebração deram-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Antigamente, para celebrar o fenômeno, festas aconteciam em várias regiões. Ainda hoje, vilas e cidades da Noruega, Finlândia e Alemanha, entre tantos outros lugares, acendem grandes fogueiras na data. Em muitas culturas o solstício significava o fim definitivo dos dias de frio e as primeiras colheitas. O maior festival de música da Europa, Glastonbury, teve suas origens em pequenos eventos hippies da década de 1970 e hoje ocorre sempre por volta do solstício.

É curioso lembrar que boa parte dessas celebrações pagãs, com fogos e danças, com druídas, hippies e caipiras, influenciaram o que hoje conhecemos como festas juninas.

Serviço

Solstício Brasil
Onde: Serraria, entrada fica próxima do portão 7, Parque Ibirapuera.
Quando: Sábado, 22 de junho, das 12h30 às 14h30
Criação Wal Nunes e produção e organização Studio Yoga Integral
Apoio Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Parque do Ibirapuera
Grátis
Embora não haja ingresso nem senha, o Studio Yoga Integral solicita alimentos não perecíveis e/ou agasalhos, que serão doados para a instituição Casa de David .


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas