Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Evento celebra, sábado (22), no Parque do Ibirapuera, o Solstício de Inverno do Brasil
Junho 18, 2013

Independente do significado astronômico – nesse dia, no Brasil, ocorre a noite mais longa do ano – o propósito do primeiro Solstício Brasil é proporcionar reflexão para o equilíbrio individual que pode trazer integração equilibrada do homem a seu meio ambiente. “Mostrar às pessoas que yoga é muito mais que saúde e bem estar. Praticá-la é estar próximo da consciência de que somos o meio e o meio somos nós, de que há impacto de nossas ações com o meio ambiente”, diz Wal Nunes, do Studio Yoga Integral.

Com perfil de pré-estreia do que espera fazer dia 22 de dezembro para comemorar o Solstício de Verão, com shows confirmados da Banda Pedra Branca e Teco Padaratez, palestras, workshops e oficina de circo e plantio de mudas medicinais, o evento no Ibirapuera é gratuito. Quem quiser praticar e se sentir mais confortável, basta levar o tapete de yoga; os interessados que não o possuirem praticarão no chão, sem problemas. A Serraria, onde será realizado o evento, tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas mas pode abrigar muito mais em suas áreas próximas.

Um pouco sobre o solstício

O momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador, chamado de solstício, acontece em junho e em dezembro. Acredita-se que o movimento de corpos celestiais indica os dias apropriados no ciclo ritual anual. As teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas. Os primórdios de sua celebração deram-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Antigamente, para celebrar o fenômeno, festas aconteciam em várias regiões. Ainda hoje, vilas e cidades da Noruega, Finlândia e Alemanha, entre tantos outros lugares, acendem grandes fogueiras na data. Em muitas culturas o solstício significava o fim definitivo dos dias de frio e as primeiras colheitas. O maior festival de música da Europa, Glastonbury, teve suas origens em pequenos eventos hippies da década de 1970 e hoje ocorre sempre por volta do solstício.

É curioso lembrar que boa parte dessas celebrações pagãs, com fogos e danças, com druídas, hippies e caipiras, influenciaram o que hoje conhecemos como festas juninas.

Serviço

Solstício Brasil
Onde: Serraria, entrada fica próxima do portão 7, Parque Ibirapuera.
Quando: Sábado, 22 de junho, das 12h30 às 14h30
Criação Wal Nunes e produção e organização Studio Yoga Integral
Apoio Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Parque do Ibirapuera
Grátis
Embora não haja ingresso nem senha, o Studio Yoga Integral solicita alimentos não perecíveis e/ou agasalhos, que serão doados para a instituição Casa de David .


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas