Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Evento celebra, sábado (22), no Parque do Ibirapuera, o Solstício de Inverno do Brasil
Junho 18, 2013

Independente do significado astronômico – nesse dia, no Brasil, ocorre a noite mais longa do ano – o propósito do primeiro Solstício Brasil é proporcionar reflexão para o equilíbrio individual que pode trazer integração equilibrada do homem a seu meio ambiente. “Mostrar às pessoas que yoga é muito mais que saúde e bem estar. Praticá-la é estar próximo da consciência de que somos o meio e o meio somos nós, de que há impacto de nossas ações com o meio ambiente”, diz Wal Nunes, do Studio Yoga Integral.

Com perfil de pré-estreia do que espera fazer dia 22 de dezembro para comemorar o Solstício de Verão, com shows confirmados da Banda Pedra Branca e Teco Padaratez, palestras, workshops e oficina de circo e plantio de mudas medicinais, o evento no Ibirapuera é gratuito. Quem quiser praticar e se sentir mais confortável, basta levar o tapete de yoga; os interessados que não o possuirem praticarão no chão, sem problemas. A Serraria, onde será realizado o evento, tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas mas pode abrigar muito mais em suas áreas próximas.

Um pouco sobre o solstício

O momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador, chamado de solstício, acontece em junho e em dezembro. Acredita-se que o movimento de corpos celestiais indica os dias apropriados no ciclo ritual anual. As teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas. Os primórdios de sua celebração deram-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Antigamente, para celebrar o fenômeno, festas aconteciam em várias regiões. Ainda hoje, vilas e cidades da Noruega, Finlândia e Alemanha, entre tantos outros lugares, acendem grandes fogueiras na data. Em muitas culturas o solstício significava o fim definitivo dos dias de frio e as primeiras colheitas. O maior festival de música da Europa, Glastonbury, teve suas origens em pequenos eventos hippies da década de 1970 e hoje ocorre sempre por volta do solstício.

É curioso lembrar que boa parte dessas celebrações pagãs, com fogos e danças, com druídas, hippies e caipiras, influenciaram o que hoje conhecemos como festas juninas.

Serviço

Solstício Brasil
Onde: Serraria, entrada fica próxima do portão 7, Parque Ibirapuera.
Quando: Sábado, 22 de junho, das 12h30 às 14h30
Criação Wal Nunes e produção e organização Studio Yoga Integral
Apoio Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Parque do Ibirapuera
Grátis
Embora não haja ingresso nem senha, o Studio Yoga Integral solicita alimentos não perecíveis e/ou agasalhos, que serão doados para a instituição Casa de David .


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas