Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Lesões atingem maioria dos que praticam esporte sem orientação
Fevereiro 26, 2009

Dos pacientes que procuraram a unidade, a maioria homens, 90% já chegaram lesionados ou com algum tipo de problema de saúde relacionado à prática do esporte. A maior parte dos casos são torções nos joelhos ou tornozelos, responsáveis por 70% dos atendimentos. Em segundo lugar aparecem os problemas de coluna, seguidos das lesões musculares, além de problemas articulares e doenças cardíacas.

A recomendação da Secretaria para quem deseja iniciar atividade esportiva é procurar antes um médico para realizar os exames físicos e sorológicos. Isso é fundamental para avaliar se o paciente não possui nenhum tipo de problema nas articulações, músculos e ossos, e se está bem de saúde de maneira geral.

"Quase ninguém segue essas orientações como um primeiro passo para o que deveria ser uma vida mais saudável. Se as pessoas tivessem o hábito de realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de esportes, muitas lesões graves e até sérios problemas cardíacos que os pacientes venham a ter, poderiam ser evitados", diz Ricardo Galotti, médico responsável pelo ambulatório.

Segundo o especialista, além da falta de orientação médica, normalmente os praticantes de esporte não adotam os devidos cuidados na hora de escolher roupas e calçados adequados (veja outras dicas abaixo). Quem deseja iniciar alguma atividade física ou esportiva e quer seguir as recomendações médicas pode procurar o setor de marcação de consultas no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga. A unidade funciona toda quinta-feira, das 9h às 14h. O endereço é Avenida Nazaré, 28 - Ipiranga.

Dicas antes de iniciar qualquer atividade física

  • Procure um médico e realize todos os exames físicos e sorológicos
  • Entre os exames mais comuns estão o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e os sorológicos
  • Procure se aquecer e se alongar corretamente antes e depois dos exercícios;
  • Use calçados e roupas adequadas de acordo com o esporte que será praticado;
  • Se for praticar corrida, utilize calçados que tenham amortecedores. Eles ajudam a diminuir o impacto e evitar possíveis lesões

Fonte: Secretaria da Saúde


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 27 de Fevereiro de 2009 Felipe Zaballa escreveu: Olá! Faltou falar que as pessoas também devem procurar um profissional de Educação Física, já que este é o profissional mais habilitado para orientar sobre atividades físicas e as melhores maneiras de se atingir seu objetivo, principalmente quando relacionado à qualidade de vida. Sou professor de Educação Física e sei da importância do médico, pois o mesmo indica as condições de saúde da pessoa antes de realizar qualquer atividade. Mas também sei que atividades orientadas por um profissional de Educação Física produzem melhor postura e dinâmica do exercício. Como sabem, existe o Conselho Regional e Federal de Educação Física, ou seja, antes de procurar um profissional não deixem de verificar sua condição junto ao conselho. Abraço

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas