Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Campanha contra rubéola é prorrogada por mais uma semana
Setembro 12, 2008.

Iniciada no dia 9 de agosto, a campanha de vacinação contra a rubéola já imunizou mais de 3 milhões de paulistanos na faixa etária dos 20 aos 39 anos, o que representa uma cobertura vacinal de 77,8%. A campanha se encerraria nesta sexta-feira (12), mas foi prorrogada por mais uma semana para alcançar a meta de vacinar 95% dos adultos naquela faixa etária.

De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, a ênfase no público adulto, especialmente homens, deve-se ao fato de ser o subgrupo que tem engrossado as estatísticas desta doença nos últimos anos.

Neste sábado (13), no intervalo entre 8h e 17h, 21 estações de metrô terão postos volantes de vacinação. Outras opções de locais para receber a dose única da vacina é o Playcenter e os shoppings centers Light (Centro), Pátio Higienópolis e Frei Caneca. Na próxima semana, entre 9h e 17h, quem passar pelo aeroporto de Congonhas também poderá deixar a vacinação em dia.

Neste domingo (14), os torcedores que forem ao estádio do Morumbi vão poder vibrar por seu time devidamente vacinados. A partir das 13h, as equipes estarão a postos, dentro do estádio, para recepcionar os torcedores que forem assistir o clássico entre São Paulo X Flamengo. A vacina será aplicada no acesso aos portões do Estádio do Morumbi, antes e após o jogo de futebol.

Para se vacinar, homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, independente do histórico de vacinação ou doença anterior, devem apresentar o cartão de vacinação ou a carteira de identidade. Quem não for ao jogo e se encaixar na faixa etária, pode procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Basta ligar para o número 156, gratuitamente, para saber a relação de postos.

Causada por um vírus, a rubéola é uma doença altamente contagiosa que afeta crianças e adultos suscetíveis, manifestando-se pela presença de febre e manchas vermelhas pelo corpo. O quadro grave da infecção ocorre na gravidez, causando complicações como aborto, infecção crônica do feto e malformações congênitas como doença cardíaca, surdez, catarata e alterações neurológicas. A vacina é uma medida eficaz de prevenção utilizada rotineiramente na cidade de São Paulo desde 1992.

Fonte: Secretaria da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Comentários registrados para esta reportagem

Em 12 de Setembro de 2008 Rozeli Aparecida Curti de Souza escreveu: Boa tarde. impossivel qualquer informação no tel. 156 a gente fica na espera até a ligação cair e ninguém atende.Como tudo neste pais, tudo que vem do governo é uma vergonha uma falta de respeito com o ser hmano.

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas