Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Empresas terão de estabelecer metas de reciclagem
Abril 07, 2010.

O Estado de São Paulo acabou de dar mais um passo à frente na questão da disposição adequada de resíduos. Com a Resolução SMA 24, de 30 de março, produtos considerados geradores de resíduos de significativo impacto ambiental deverão ter suas embalagens recolhidas e destinadas adequadamente pelas empresas responsáveis pela sua fabricação, distribuição e importação.

A resolução é resultado da Política Estadual de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.300, aprovada em 2006. Os fabricantes, distribuidores ou importadores dos produtos da lista publicada na resolução ficam obrigados a criar postos de entrega voluntária para os resíduos pós-consumo, orientar os consumidores quanto à necessidade de devolução dos resíduos pós-consumo, cumprir metas de recolhimento e declarar a quantidade de produtos listados produzidos, a quantidade de resíduos recolhidos e sua destinação no Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos.

O objetivo da resolução é ajudar a fechar o ciclo produtivo, reduzindo, assim, a emissão de resíduos, além de envolver as empresas e os próprios consumidores na destinação adequada desses resíduos. A lista de produtos foi definida pela Comissão Estadual de Resíduos Sólidos e poderá ser atualizada.

Até o dia 31 de dezembro de 2010, a comissão, junto com os setores empresariais responsáveis, estabelecerá metas de recolhimento para os produtos. Aqueles que não cumprirem as metas poderão ser multados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em valores que ainda serão definidos.

Os produtos citados na resolução são filtros de óleo lubrificante automotivo; embalagens de óleo lubrificante automotivo; lâmpadas fluorescentes; baterias automotivas; pneus e produtos eletroeletrônicos. As embalagens primárias, secundárias e terciárias que deverão ser recolhidas e destinadas adequadamente são alimentos e bebidas; produtos de higiene pessoal;       produtos de limpeza e bens de consumo duráveis.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 14 de Abril de 2010 Paulo Cesar Gonçalves escreveu: É muito importante essa legislação. Deve ser cumprida e exigida seu cumprimento por todos os envolvidos. Nossa empresa, a Supply Service (supplyservice.com.br) já executa a coleta de várias embalagens como frascos de lubrificantes, latas de tintas, solventes, pigmento, resinas, filtros automotivos, tambores e bombonas diversas. São poucas as empresas que destinam corretamente os residuos. Há necessidade de cobrança forte por parte dos consumidores

Em 09 de Abril de 2010 Fabiana Silva escreveu: Bom dia. Adorei esta matéria, porem, preciso saber quando sairá a lista das empresas participantes ( e seus respectivos produtos)desta lei e quando entrará em vigor. Obrigada e parabéns. Acesso o site todos os dias. Fabiana

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas