Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Com o tema Circo, Secretaria Municipal de Cultura Promove 2ª Revirada no Vale do Anhangabaú
Dezembro 01, 2010

Com o objetivo de celebrar o Dia do Palhaço (10 de dezembro), a Secretaria Municipal de Cultura promove a segunda edição da Revirada, desta vez, com o tema Circo. O local escolhido para abrigar a festa foi o Vale do Anhagabaú que receberá artistas brasileiros e latino-americanos em uma lona especialmente montada em frente ao prédio dos Correios, além de diversas atividades de rua que avançam pelo Bulevar São João.

Em novembro, ocorreu a primeira Revirada com o tema Baile no Largo do Arouche. Com o objetivo de realizar atividades de rua inspiradas na Virada Cultural, evento anual, a Secretaria Municipal de Cultura programa eventos temáticos com o mesmo espírito de rua do principal evento do calendário cultural da cidade.

Na abertura desta Revirada Circo, dia 8 de dezembro, acontece uma performance, às 20h, do grupo Acrobático Fratelli, de São Paulo, nas fachadas de prédios do Vale. No dia seguinte, às 13h, está programado o espetáculo interativo "La mutante varieté", dos uruguaios do Pambazos Bros. Trata-se de um cabaré de variedades compostos de números cômicos que recorrem ao humor das feiras de horrores itinerantes que visitavam as cidades no começo do século 20. Do Chile, o grupo El Kote traz o espetáculo "Aquí el único animal soy Yo" (Aqui o único animal sou eu). O solo, que será apresentado dia 10 de dezembro, às 15h, reúne técnicas de malabarismo e improvisação.

O argentino Chacovachi faz sua segunda apresentação em São Paulo, desta vez trazendo o espetáculo "Cuidado!! Un payaso malo, puede arruinar tu vida" (Cuidado, um palhaço mau pode arruinar sua vida). A performance que será apresentada dia 10, às 16h30 e dia 11, às 13h, estreou em 2005 no Festival de Teatro de Rua de Valladolid, cidade espanhola. Com 24 anos de carreira é um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina e teve como posto fixo durante 16 anos a praça França de Buenos Aires, capital daquele país.

Do Brasil, marcam presença na Revirada Circo os cariocas do Coletivo Nopok, criado em 2007, a partir da pesquisa de seus integrantes sobre o universo do circo e da comicidade. Para o evento, o grupo traz "No pocket - um espetáculo para todos os bolsos", que utiliza técnicas de malabares e técnicas de equilíbrio, ou seja, atividades com base no virtuosismo técnico. Apresentações de grupos conhecidos do grande público paulistano como LaMínima e Irmãos Becker também integram a programação.

Em 10 de dezembro, quando se comemora o Dia do Palhaço, que desde 1984 é festejado em diversas capitais brasileiras, a Cooperativa junto com o Centro de Memória do Circo, espaço da Secretaria Municipal de Cultura localizado na Galeria Olido, irá trocar a placa da rua Abelardo Pinto - o nome verdadeiro do palhaço Piolin -, para uma comemorativa. Para tal comemoração haverá uma invasão de palhaços de todas as modalidades pelo centro da cidade, junto com monociclos.

A Revirada Circo é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. Neste evento, estão reunidas outras ações com foco circense desenvolvidas pela Secretaria em anos anteriores: 2º Festival Municipal de Circo e a 5ª Palhaçaria Paulistana, este último com apoio da Companhia Brasileira de Circo.

Serviço:
"Revirada Circo"
Lona no Vale do Anhangabaú, capacidade 400 pessoas, (em frente ao prédio dos Correios) e atividades de rua no Bulevar São João.
De 8 a 12 de dezembro.
Diversos horários.
Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas