Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Sabesp alerta para aumento do consumo de água com o calor
Fevereiro 08, 2012

As altas temperaturas deste início de fevereiro refletiram diretamente nos hábitos da população na hora de consumir água na Região Metropolitana de São Paulo: nos últimos dias, a Sabesp aumentou sua produção de água em 4,5 mil litros por segundo - volume suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

Até a semana passada, a Companhia produzia em média 67 mil litros de água por segundo. Hoje, esta produção passou para uma média de 71,5 mil litros por segundo. O pico foi no sábado, 4, quando a Sabesp atingiu 72,49 mil litros de água produzidos por segundo.

"Nós tivemos aumento da temperatura no final de semana e isso fez com que a população consumisse mais água. A Sabesp está pronta para atender a esse aumento do consumo, mas reitera o pedido para que a população use a água sem desperdícios", afirma o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato.

Nos últimos anos, a Sabesp realizou investimentos importantes que contribuíram para garantir o fornecimento de água para a população da Região Metropolitana de São Paulo. Entre as obras está a de ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê, que beneficia cinco milhões de pessoas. Isso foi possível porque, com a ampliação, a produção de água nesse sistema cresceu de 10 mil litros por segundo para 15 mil litros por segundo.

Além da ampliação da capacidade de tratamento, foram instaladas novas adutoras, como a Guaraú-Jaraguá, e estações para bombear a água em toda a Grande São Paulo. O investimento chega a R$ 500 milhões.

Dicas

Medidas simples podem ser adotadas dentro de casa para que a água seja usada com consciência. Na hora de tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboa. Banhos com aquecedores por 15 minutos, por exemplo, consomem 135 litros de água em uma casa. Se fecharmos o registro durante o ensaboamento e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é para a hora de lavar o carro. Prefira usar balde e pano a usar a mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros. Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para apenas 20 litros. Molhe as plantas de preferência no começo da manhã ou à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

A água das piscinas montadas principalmente para uso das crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do banho para se refrescar, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

Da Sabesp

Fonte: Fevereiro 08, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas