Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Vem aí a XV edição dos Jogos Regionais do Idoso
Março 22, 2011

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, lançaram nesta terça, 22, a XV edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). O evento, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a participação de prefeitos e primeiras-damas dos municípios que sediarão a competição.

Segundo Lu Alckmin, é fundamental que os governos desenvolvam ações voltadas a essa população de 4,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 10% dos habitantes do estado de São Paulo. "Com o JORI oferecemos mais qualidade de vida, estimulando a prática de exercícios físicos e o convívio social", disse a primeira-dama.

Este ano serão nove fases regionais, de 03 de maio a 16 de outubro, nos seguintes municípios: Santana de Parnaíba, Ourinhos, Votuporanga, São Paulo, Jaboticabal, Jaú, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga. A grande final, de 23 a 27 de novembro, acontecerá em São José dos Campos.

"O Jori já cresceu e vai continuar crescendo. No ano que vem nós aumentamos não só o Jori, bem como o repasse de verbas para o Jori. Isso é uma preocupação do Governo do Estado, na figura do doutor Geraldo Alckmin, em colocar para essa faixa de população uma série de atividades relacionadas à qualidade de vida", declarou Pagura.

Cada município sede recebeu um repasse no valor de R$ 120 mil da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O recurso deve ser empregado em alojamento e alimentação aos participantes, além de programação cultural e lazer durante a permanência dos atletas na cidade.

São 13 modalidades esportivas adaptadas a pessoas com mais de 60 anos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez. Todos os participantes nas duas fases (classificatória regional e final), por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde e prefeituras que sediam as competições.

Para participar

O  JORI está aberto à participação de idosos, com 60 anos completos ou a serem completados em 2011, atuantes em projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fundo Social de cada um dos municípios paulistas.

Cada cidade poderá se fazer representar apenas por uma equipe em cada modalidade, sexo e categoria, exceto na fase regional da capital.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3105-7788.

Balanço da última edição

Em 2010, o JORI teve seis etapas regionais tendo como sede os seguintes municípios: Osvaldo Cruz (51 municípios), Mogi das Cruzes (59 municípios), Olímpia (62 municípios), Pirassununga (56 municípios), Porto Ferreira (51 municípios), Capital (entidades das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

A final estadual que aconteceu no Guarujá com a participação de 195 cidades do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas