Mais de 280 mil alunos da Rede Municipal farão a Prova da Cidade Abril 27, 2011
Uma avaliação padronizada que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal chega ao seu terceiro ano. Pela primeira vez a Prova da Cidade será realizada em três datas: abril, junho e setembro. A avaliação não é obrigatória, mas 80% das escolas aderiram à Prova da Cidade. As primeiras questões serão respondidas nos dias 28 e 29 deste mês.
Mais de 280 mil alunos – desde o 3º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II - responderão às questões de múltipla escolha e de resposta construída de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo a produção de um texto. Com as três datas de aplicação da Prova da Cidade, além da Prova São Paulo, os alunos da rede passarão a ser avaliados a cada bimestre. A Secretaria entende que esta é a melhor maneira de diagnosticar as habilidades dos estudantes, garantindo maior aproveitamento escolar.
A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.
Na quinta-feira (28/4), os alunos farão a prova de Língua Portuguesa e, no dia 29, a de Matemática. Todos os alunos responderão às 10 questões de cada disciplina, incluindo uma produção de texto em Língua Portuguesa e três questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática.
A partir do dia 2 de maio, todos os professores terão disponíveis no Portal da Educação os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões de resposta construída.
Outra novidade é a criação de um Guia de Digitação dos resultados das provas por aluno. A partir de agora a unidade participará também desta etapa do processo. O Guia de Digitação estará disponível no portal da Secretaria também no dia 2 de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|