Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mais de 280 mil alunos da Rede Municipal farão a Prova da Cidade
Abril 27, 2011

Uma avaliação padronizada que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal chega ao seu terceiro ano. Pela primeira vez a Prova da Cidade será realizada em três datas: abril, junho e setembro. A avaliação não é obrigatória, mas 80% das escolas aderiram à Prova da Cidade. As primeiras questões serão respondidas nos dias 28 e 29 deste mês. 

Mais de 280 mil alunos – desde o 3º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II - responderão às questões de múltipla escolha e de resposta construída de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo a produção de um texto. Com as três datas de aplicação da Prova da Cidade, além da Prova São Paulo, os alunos da rede passarão a ser avaliados a cada bimestre. A Secretaria entende que esta é a melhor maneira de diagnosticar as habilidades dos estudantes, garantindo maior aproveitamento escolar.

A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.

Na quinta-feira (28/4), os alunos farão a prova de Língua Portuguesa e, no dia 29, a de Matemática. Todos os alunos responderão às 10 questões de cada disciplina, incluindo uma produção de texto em Língua Portuguesa e três questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática.

A partir do dia 2 de maio, todos os professores terão disponíveis no Portal da Educação os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões de resposta construída.

Outra novidade é a criação de um Guia de Digitação dos resultados das provas por aluno. A partir de agora a unidade participará também desta etapa do processo. O Guia de Digitação estará disponível no portal da Secretaria também no dia 2 de maio.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>