Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mais de 280 mil alunos da Rede Municipal farão a Prova da Cidade
Abril 27, 2011

Uma avaliação padronizada que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal chega ao seu terceiro ano. Pela primeira vez a Prova da Cidade será realizada em três datas: abril, junho e setembro. A avaliação não é obrigatória, mas 80% das escolas aderiram à Prova da Cidade. As primeiras questões serão respondidas nos dias 28 e 29 deste mês. 

Mais de 280 mil alunos – desde o 3º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II - responderão às questões de múltipla escolha e de resposta construída de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo a produção de um texto. Com as três datas de aplicação da Prova da Cidade, além da Prova São Paulo, os alunos da rede passarão a ser avaliados a cada bimestre. A Secretaria entende que esta é a melhor maneira de diagnosticar as habilidades dos estudantes, garantindo maior aproveitamento escolar.

A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.

Na quinta-feira (28/4), os alunos farão a prova de Língua Portuguesa e, no dia 29, a de Matemática. Todos os alunos responderão às 10 questões de cada disciplina, incluindo uma produção de texto em Língua Portuguesa e três questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática.

A partir do dia 2 de maio, todos os professores terão disponíveis no Portal da Educação os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões de resposta construída.

Outra novidade é a criação de um Guia de Digitação dos resultados das provas por aluno. A partir de agora a unidade participará também desta etapa do processo. O Guia de Digitação estará disponível no portal da Secretaria também no dia 2 de maio.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>