Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP lança programação para Ano Internacional para os Afro-Descendentes
Março 22, 2011

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, anunciou a agenda de eventos para o Ano Internacional para Afro-Descendentes, celebrado em 2011 segundo resolução da Organização das Nações Unidas. O evento marcou também o lançamento do livro Consciência Negra em Cartaz, que reúne 51 cartazes produzidos para a campanha promovida ao longo de 2010, que teve como tema "O que é Consciência Negra para Você?".

Para o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, o Ano Internacional para os Afro-Descendentes, instituído pela ONU, vem ao encontro das políticas propostas pela Secretaria por meio da sua assessoria para gêneros e etnias. "Desde 2007, a Secretaria promove campanhas de participação popular, com o objetivo de incentivar os brasileiros a uma reflexão sobre a questão racial".

O tema de 2010, O que é Consciência Negra para Você?, teve como objetivo estimular designers, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral a produzir cartazes sobre o assunto.  A campanha recebeu mais de 1.500 pôsteres de maio a setembro. As 50 imagens escolhidas pela banca de especialistas e a mais votada pelo público integram o livro.

Com relação à agenda para o 2011, a Secretaria apresenta uma programação especial focada na cultura africana e de seus descendentes. Já em março, a Biblioteca de São Paulo apresenta no dia 26, às 16h, a contação de história: Yemanjá - Rainha das Águas, com Giselda Perê. No mesmo dia, Roberto Mendes lança o DVD e o livro Samba Chula no Museu Afro. Entre os destaques está o Show da Consciência Negra, realizado tradicionalmente em 20 de novembro.

Edições anteriores

A primeira campanha organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em 2007, promoveu uma exposição de grandes paineis retratando expoentes negros da história do Brasil. As imagens, afixadas em edifícios históricos da capital e 15 cidades do interior paulista, mostravam personalidades como o escritor Machado de Assis, o compositor Antonio Carlos Gomes, a cantora Clara Nunes e o jornalista José do Patrocínio.

Já para a segunda edição da campanha, em 2008, a Secretaria optou por motivar a população a se manifestar, por meio de cartas, sobre o tema Racismo: Se você não fala, quem vai falar? O sucesso da campanha pode ser medido pelo número de cartas recebidas, 13 mil, das quais 120 foram publicadas em um livro editado pela Secretaria.

Em 2009, a terceira edição promoveu um concurso fotográfico. A partir do tema "África em Nós", a Secretaria recebeu mais de 7 mil fotografias mostrando a influência africana na sociedade brasileira. Em novembro, uma exposição no Museu Afro Brasil mostrou ao público as 101 imagens vencedoras, que também integraram um catálogo.

No ano passado, a partir do tema O que é Consciência Negra para Você?, a Campanha juntou em uma só ação a  palavra e a imagem ao promover o concurso de cartazes. A campanha de 2011 será lançada em maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas