Prefeitura e Governo do Estado assinam convênio para construção da Linha 17-Ouro do Metrô Julho 01, 2010
A Prefeitura e o Governo do Estado firmaram nesta quarta-feira (30/6) convênio para a construção da Linha 17-Ouro do Metrô. Representando o prefeito de São Paulo, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano assinou o contrato com o governador Alberto Goldman, em solenidade realizada no CEU Paraisópolis, Zona Sul.
O termo firmado pretende viabilizar, mediante cooperação técnica e financeira, a execução das obras e serviços para a implantação da nova linha, que terá cerca de 21,5 quilômetros de extensão e 19 estações.
Essa linha, operada por metrô leve (monotrilho), fará a ligação das Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, passando pelo aeroporto de Congonhas, Linha 5-Lilás do Metrô, Corredor ABD da EMTU, Linha 9-Esmeralda da CPTM, Paraisópolis e estádio do Morumbi, com uma demanda prevista de cerca de 230 mil passageiros/dia.
"Hoje (quarta-feira) é um dia muito importante para São Paulo. Principalmente para as regiões sul e sudoeste do Município. Mais uma vez, o Governo do Estado e a Prefeitura celebram um convênio para viabilizar uma importante obra de infra-estrutura na Cidade. Ela fornecerá transporte rápido e seguro para os moradores de várias regiões da Capital", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.
Além dele, outros membros do secretariado municipal estiveram presentes na solenidade: o secretário de Infra-Estrutura e Obras; o secretário de Transportes; o secretário de Planejamento; e o secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Integração
Durante a solenidade, Goldman ressaltou que a Linha 17-Ouro possibilitará maior integração do transporte da região metropolitana de São Paulo. "Essa obra vai ligar várias linhas existentes atualmente no Metrô, além da malha da CPTM. Esperamos que o Governo e a Prefeitura trabalhem na mesma direção, com o objetivo de cumprir os cronogramas previstos", apontou.
Segundo o governador, a licitação do projeto deve ser iniciada até o fim deste ano. "Vamos procurar licitar toda a linha. Esse é o nosso objetivo", contou Goldman. A entrega da Linha 17-Ouro está prevista para 2013. Para o governador, o fato de a obra ser baseada em monotrilho acelerará a entrega. "A Linha Ouro não terá nenhuma área subterrânea. É uma linha totalmente aérea".
De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos em exercício, João Paulo de Jesus Lopes, a futura linha pode ser considerada de nível médio dentro da densidade do metrô paulista. "Mas, se compararmos com outros exemplos, essa linha comportará metade dos passageiros diários do metrô de Washington, nos Estados Unidos, e metade dos passageiros que comporta a malha metroviária do Rio de Janeiro".
Projeto de lei
O processo começou a ser conduzido pelo governo estadual. Na última sexta-feira (25/6), o governador sancionou o projeto de lei que autoriza o Estado a obter financiamentos nacionais e internacionais para as obras de construção da Linha 17-Ouro.
A lei prevê um empréstimo de R$ 1,082 bilhão da Caixa Econômica Federal e de cerca de R$ 250 milhões do BNDES para a construção da nova linha, que está orçada em R$ 3,17 bilhões e contará ainda com recursos da Prefeitura (R$ 334,5 milhões) e do Estado (R$ 1,5 bilhão).
"Aprovamos esse projeto de lei na semana passada que determinou a autorização para o Governo do Estado contrair um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e com o BNDES para a realização da Linha Ouro", revelou o governador.
A Linha 17 - Ouro do Metrô ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
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