Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Projeto Som Jovem levará shows para estações do Metrô e da CPTM
Julho 02, 2009

A partir deste mês, o Projeto Som Jovem, realizado pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, será ampliado para estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Nove bandas se apresentarão no mês de julho. Os shows serão realizados todas as sextas-feiras nos terminais de ônibus da Cidade e às segundas e quintas-feiras no Metrô e na CPTM.

O programa dá oportunidade de divulgação do trabalho de grupos musicais por meio das apresentações em espaços públicos de grande circulação de pessoas em São Paulo. Dessa forma, o projeto consegue entreter a população paulistana e dar visibilidade para as bandas que estão começando. Além das apresentações semanais, os grupos também participam de eventos promovidos pela Coordenadoria da Juventude, como o Juventude em Ação e o Dia Internacional da Juventude.

O Som Jovem foi criado em maio de 2008 e conta com uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a São Paulo Transportes (SPTrans) e a Coordenadoria da Juventude, vinculada à SMPP. As apresentações nos terminais também fazem parte do programa Arte nos Terminais, criado há 11 anos pela EMTU com o objetivo de proporcionar arte e cultura ao usuário do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara).

A aceitação da banda pelo público é uma das preocupações do projeto, que direciona os gêneros musicais aos locais específicos de acordo com o gosto da população. Essa escolha é feita com base nas informações cedidas pela EMTU e pela SPTrans, além da própria experiência da Coordenadoria da Juventude com projetos realizados nas ruas de São Paulo. Já a seleção dos cantores e das bandas é feita por uma curadoria formada por DJs, músicos, produtores e jornalistas, que analisa os inscritos.

Para o integrante da banda 5prastantas, que se apresentou no Terminal Jabaquara, Paulo Roberto Pascale, 26 anos, o Som Jovem foi uma oportunidade de atingir um público novo e mais numeroso, visto que há grande fluxo de pessoas nos terminais no horário de pico. "Foi legal porque, na hora em que chegamos para montar as coisas [equipamentos de som], as pessoas estavam desconfiadas. Depois, foram se aglomerando e teve quem ficou do começo ao fim", conta. (Colaboraram Mariana Francischini e Marcela Puccia Braz)

Programação das apresentações do mês:
Terminais de ônibus
3/7 - Degrau Zero - Terminal São Mateus (rock)
17/7- Grupo Relíquia - Terminal Jabaquara (pagode)
24/7 - Luz da Inspiração - Terminal São Mateus (pagode)
31/7 - Nus Corre - Terminal Penha (RAP)

Metrô Santa Cecília
2/7 - Simone Pelissari
6/7 - Mecenas - MPB
16/7 - Wilson Neto
20/7 - Ambiente Coletivo MPB/POP
30/7 - Ludmila Duche
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas