|
Metrô reinstala monumento no bairro de Pinheiros Fevereiro 01, 2011
O Metrô concluiu na última quinta-feira, 27, a reinstalação do Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros em seu local de origem: a praça João Nassar, no Largo da Batata. A obra é uma das mais expressivas referências do bairro de Pinheiros.
Por conta deste trabalho, os usuários que entram na Estação Faria Lima, além das milhares de pessoas que circulam diariamente pelo local, poderão admirar a obra que fica cerca de 30 metros distante do acesso à estação. De autoria do escultor paulistano Luís Morrone (1906-1998), também autor do brasão de armas do Estado de São Paulo (além de criador de outras importantes estátuas e bustos expostos em locais públicos), o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros tem aproximadamente 7 metros de altura e foi instalado no local em 1971. Cuidados com o patrimônio artístico da cidade Em 2005, para dar continuidade às obras de construção da Estação Faria Lima, a peça foi retirada do local com acompanhamento do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e levada ao Canteiro Jaguaré da Linha 4, onde teve o granito e as partes metálicas limpos e recuperados. A execução desses trabalhos ficou a cargo de um escritório especializado em restauro conservativo que, antes de iniciar a limpeza da obra, apresentou propostas para a reinserção do patrimônio histórico na paisagem cultural da cidade. Do Metrô
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|