Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Metrô reinstala monumento no bairro de Pinheiros
Fevereiro 01, 2011

O Metrô concluiu na última quinta-feira, 27, a reinstalação do Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros em seu local de origem: a praça João Nassar, no Largo da Batata. A obra é uma das mais expressivas referências do bairro de Pinheiros. 


Por conta deste trabalho, os usuários que entram na Estação Faria Lima, além das milhares de pessoas que circulam diariamente pelo local, poderão admirar a obra que fica cerca de 30 metros distante do acesso à estação.

De autoria do escultor paulistano Luís Morrone (1906-1998), também autor do brasão de armas do Estado de São Paulo (além de criador de outras importantes estátuas e bustos expostos em locais públicos), o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros tem aproximadamente 7 metros de altura e foi instalado no local em 1971.

Cuidados com o patrimônio artístico da cidade

Em 2005, para dar continuidade às obras de construção da Estação Faria Lima, a peça foi retirada do local com acompanhamento do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e levada ao Canteiro Jaguaré da Linha 4, onde teve o granito e as partes metálicas limpos e recuperados.

A execução desses trabalhos ficou a cargo de um escritório especializado em restauro conservativo que, antes de iniciar a limpeza da obra, apresentou propostas para a reinserção do patrimônio histórico na paisagem cultural da cidade.

Do Metrô

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>