Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura e Governo buscam alternativas para “pancadões”
Março 20, 2013

O prefeito Fernando Haddad recebeu no dia 18 o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, para discutir ações que poderão ser realizadas nos locais onde acontecem os “pancadões”, bailes de rua não autorizados que geralmente acontecem na periferia da cidade. A intenção desta parceria é promover opções de cultura e lazer nas regiões onde acontecem esses eventos, oferecendo mais segurança aos frequentadores. Também participaram da reunião os secretários municipais Chico Macena (Coordenação das Subprefeituras) e Roberto Porto (Segurança Urbana).

Para Haddad, essa é uma questão que precisa ser estudada com cautela, por envolver o acesso a cultura por parte dos jovens. “Nós iremos começar a desenhar um programa de comum acordo, pois não podemos fechar uma porta para os jovens, por mais complexa que ela seja, sem abrir outra”, afirmou.

Por não serem autorizados, os “pancadões” costumam atrapalhar o sossego dos moradores das regiões, sendo uma das principais ocorrências na Central de Operações da Polícia Militar (Copom). “Essa questão precisa ser estudada, pois além de promover a desordem, os bailes costumam envolver crianças e adolescentes. Por esse motivo, agentes municipais da área social poderão fazer contato com as comunidades para que se construa um alinhamento e os equipamentos públicos de lazer sejam utilizados para esses eventos”, afirmou Fernando Grella.

A ideia é iniciar um diálogo com os líderes das comunidades, representantes da sociedade civil e do Ministério Público para a formação de um plano de trabalho e assim identificar os principais locais onde hoje são realizados esses eventos. Cerca de 400 pontos já foram mapeados pela Polícia Militar. O prefeito ressaltou que é fundamental oferecer acesso a cultura nos mesmos períodos que os jovens buscam esse acesso. “Nós vamos referenciar esses locais, verificar os equipamentos públicos próximos, se eles têm iluminação noturna, se é possível abrirmos e em que medidas, para que o jovem possa usufruir desse equipamento e se divertir de maneira saudável, longe do crime e das drogas”, afirmou Haddad.

A Prefeitura pretende utilizar os equipamentos públicos já existentes na capital para a realização dos bailes, com a presença do Estado garantindo que as pessoas se divirtam com segurança, sem apologia às drogas ou ao crime. “A nossa ideia é apresentar alternativas. Quando eles acontecem na sexta-feira à noite, também vai ser na sexta-feira à noite. Quando acontecem em um sábado, será no sábado. É a única forma de você trazer essa juventude para algo mais sadio e nós queremos envolvê-los. Nós faremos junto com eles. Entraremos junto com a sociedade civil organizada”, explicou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação - PMSP


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas