Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura e Governo buscam alternativas para “pancadões”
Março 20, 2013

O prefeito Fernando Haddad recebeu no dia 18 o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, para discutir ações que poderão ser realizadas nos locais onde acontecem os “pancadões”, bailes de rua não autorizados que geralmente acontecem na periferia da cidade. A intenção desta parceria é promover opções de cultura e lazer nas regiões onde acontecem esses eventos, oferecendo mais segurança aos frequentadores. Também participaram da reunião os secretários municipais Chico Macena (Coordenação das Subprefeituras) e Roberto Porto (Segurança Urbana).

Para Haddad, essa é uma questão que precisa ser estudada com cautela, por envolver o acesso a cultura por parte dos jovens. “Nós iremos começar a desenhar um programa de comum acordo, pois não podemos fechar uma porta para os jovens, por mais complexa que ela seja, sem abrir outra”, afirmou.

Por não serem autorizados, os “pancadões” costumam atrapalhar o sossego dos moradores das regiões, sendo uma das principais ocorrências na Central de Operações da Polícia Militar (Copom). “Essa questão precisa ser estudada, pois além de promover a desordem, os bailes costumam envolver crianças e adolescentes. Por esse motivo, agentes municipais da área social poderão fazer contato com as comunidades para que se construa um alinhamento e os equipamentos públicos de lazer sejam utilizados para esses eventos”, afirmou Fernando Grella.

A ideia é iniciar um diálogo com os líderes das comunidades, representantes da sociedade civil e do Ministério Público para a formação de um plano de trabalho e assim identificar os principais locais onde hoje são realizados esses eventos. Cerca de 400 pontos já foram mapeados pela Polícia Militar. O prefeito ressaltou que é fundamental oferecer acesso a cultura nos mesmos períodos que os jovens buscam esse acesso. “Nós vamos referenciar esses locais, verificar os equipamentos públicos próximos, se eles têm iluminação noturna, se é possível abrirmos e em que medidas, para que o jovem possa usufruir desse equipamento e se divertir de maneira saudável, longe do crime e das drogas”, afirmou Haddad.

A Prefeitura pretende utilizar os equipamentos públicos já existentes na capital para a realização dos bailes, com a presença do Estado garantindo que as pessoas se divirtam com segurança, sem apologia às drogas ou ao crime. “A nossa ideia é apresentar alternativas. Quando eles acontecem na sexta-feira à noite, também vai ser na sexta-feira à noite. Quando acontecem em um sábado, será no sábado. É a única forma de você trazer essa juventude para algo mais sadio e nós queremos envolvê-los. Nós faremos junto com eles. Entraremos junto com a sociedade civil organizada”, explicou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação - PMSP


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas