Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio do Horto promove exposição de porcelanas
Junho 25, 2010

O Palácio do Horto, localizado na Zona Norte da capital, abre neste sábado, 26, a exposição "Rota da Porcelana nos Palácios do Governo de São Paulo". A mostra reúne uma seleção de peças raras da coleção de louçarias dos três Palácios do Governo paulista: Bandeirantes, Boa Vista e Horto. Entre as peças que serão exibidas estão pratos, serviços de chá, serviço de mesa, porcelanas decorativas, ânforas e aquários chineses, entre outras. Grande parte da louçaria histórica e artística foi adquirida na década de 1970, por meio da compra de peças de antiquários e leilões. A coleção é composta por louças chinesas das Companhias das Índias e peças européias dos serviços de jantar, chá e café.

A mostra, que vai até o dia 15 de novembro, tem curadoria de Ana Cristina Carvalho. A curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, afirma que "as louças com brasões e monogramas foram adquiridas em 1977, por ocasião da decoração do salão de banquetes do Palácio dos Bandeirantes. Essa coleção de 158 peças compõe-se de dois núcleos: as peças de famílias ligadas à história de São Paulo e as de titulares do Império, encomendadas às fábricas de Limoges, Paris, Berlim, Londres, República Tcheca, Holanda, Áustria e Baviera.

Ainda de acordo com a curadora "os Palácios, ao longo do tempo foram incorporando as chamadas louças oficiais para o uso de serviços diários e dos banquetes. Assim, estão expostas peças do serviço do governador Júlio Prestes, usadas no Palácio dos Campos Elíseos, sede do Governo de 1911 a 1965. Do mesmo modo, evidenciam-se louças dos governadores Adhemar de Barros (com brasão e inscrição Pro S. Paulo fiant eximia), Roberto de Abreu Sodré, fabricadas para uso diário e para recepções no Palácio dos Bandeirantes, e Mário Covas, brasonadas de dourado e usadas nos banquetes oficiais".

É essa história do uso da louça no cotidiano dos palácios e das casas nos séculos XIX e XX que a exposição contará, apresentando as peças no contexto de uma casa-museu.

Serviço
Rua do Horto, 931- Horto, São Paulo/SP
De quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas - de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br  - de quarta a sexta-feira - às 9, 11 e 14 horas
Informações: monitoria@sp.gov.br
Telefone: 2193-8282

Fonte: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>