Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio do Horto promove exposição de porcelanas
Junho 25, 2010

O Palácio do Horto, localizado na Zona Norte da capital, abre neste sábado, 26, a exposição "Rota da Porcelana nos Palácios do Governo de São Paulo". A mostra reúne uma seleção de peças raras da coleção de louçarias dos três Palácios do Governo paulista: Bandeirantes, Boa Vista e Horto. Entre as peças que serão exibidas estão pratos, serviços de chá, serviço de mesa, porcelanas decorativas, ânforas e aquários chineses, entre outras. Grande parte da louçaria histórica e artística foi adquirida na década de 1970, por meio da compra de peças de antiquários e leilões. A coleção é composta por louças chinesas das Companhias das Índias e peças européias dos serviços de jantar, chá e café.

A mostra, que vai até o dia 15 de novembro, tem curadoria de Ana Cristina Carvalho. A curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, afirma que "as louças com brasões e monogramas foram adquiridas em 1977, por ocasião da decoração do salão de banquetes do Palácio dos Bandeirantes. Essa coleção de 158 peças compõe-se de dois núcleos: as peças de famílias ligadas à história de São Paulo e as de titulares do Império, encomendadas às fábricas de Limoges, Paris, Berlim, Londres, República Tcheca, Holanda, Áustria e Baviera.

Ainda de acordo com a curadora "os Palácios, ao longo do tempo foram incorporando as chamadas louças oficiais para o uso de serviços diários e dos banquetes. Assim, estão expostas peças do serviço do governador Júlio Prestes, usadas no Palácio dos Campos Elíseos, sede do Governo de 1911 a 1965. Do mesmo modo, evidenciam-se louças dos governadores Adhemar de Barros (com brasão e inscrição Pro S. Paulo fiant eximia), Roberto de Abreu Sodré, fabricadas para uso diário e para recepções no Palácio dos Bandeirantes, e Mário Covas, brasonadas de dourado e usadas nos banquetes oficiais".

É essa história do uso da louça no cotidiano dos palácios e das casas nos séculos XIX e XX que a exposição contará, apresentando as peças no contexto de uma casa-museu.

Serviço
Rua do Horto, 931- Horto, São Paulo/SP
De quarta-feira a domingo, das 9 às 15 horas - de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br  - de quarta a sexta-feira - às 9, 11 e 14 horas
Informações: monitoria@sp.gov.br
Telefone: 2193-8282

Fonte: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>