Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CET amplia a padronização de velocidade em vias da cidade
Outubro 24, 2011

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em mais um grupo de vias em 60 km/h, a partir desta segunda-feira (24/10). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 18,8 quilômetros destas vias.

As vias que terão a velocidade uniformizada são:

Rua Henrique Chamma (entre a Praça Gioia Junior e a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek)

Avenida Professor Ascendino Reis

Estrada do M´Boi Mirim

Avenida Jacu Pêssego

Avenida Carlos de Campos (entre a Rua Mendes Gonçalves e a Avenida Presidente Castelo Branco)

Avenida Afonso de Sampaio e Sousa

Viaduto Bresser

Rua Bresser (entre o Viaduto Bresser e a Rua Taquarí)

Rua Taquarí (entre a Rua Bresser e a Rua Piracanuba)

Rua Pires do Rio

Estrada de Mogi das Cruzes (entre a Avenida Águia de Haia e a Rua Embira)

Rua Embira

Rua Vereador José de Azevedo Guerra (entre a Rua Doutor Assis Ribeiro e a Rua Dona Maria Jovita da Conceição)

Avenida do Imperador (entre a Avenida Águia de Haia e a Avenida Pires do Rio)

As mudanças acontecerão especialmente na Avenida Jacu Pêssego, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de regulamentar a velocidade em 40 km/h na Rua Henrique Chamma e em 50 km/h nas ruas Pires do Rio e Vereador José de Azevedo Guerra, além das faixas exclusivas de ônibus. Veículos autorizados a trafegar por estas faixas devem respeitar este limite. No restante, a velocidade regulamentada será mantida em 60 km/h.

Estão sendo implantadas 339 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois, a partir do dia 24 de outubro, os veículos que desrespeitarem serão autuados.

Redução de acidentes

A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.   

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu  1,8%  ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Além disso, a CET também registrou uma tendência de queda de 71% no número de mortes provocadas por atropelamento dentro da área compreendida pela primeira Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo foi feito no período de 11 de maio a 30 de junho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos, ocorreram cinco mortes na região. Em 2010, foram 7 mortes no mesmo período e, em 2011, foram registrados 2 óbitos de pedestres por atropelamento na ZMPP.

Novas padronizações

Em outubro, a CET ainda pretende levar a uniformização das velocidades as seguintes vias:

Avenida General Edgar Facó

Avenida Ermano Marchetti

Praça Jácomo Zamella

Avenida Comendador Martinelli

Avenida Inajar de Souza

Avenida Engenheiro Caetano Álvares


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>