Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura renova frota investindo em ônibus modernos e menos poluentes
Fevereiro 23, 2011

A São Paulo Transporte (SPTrans) investe continuamente na renovação da frota de ônibus que serve a Cidade, substituindo os veículos antigos por modelos modernos e de tecnologia mais avançada, com maior capacidade de passageiros e menos poluentes ao meio ambiente da Capital.

Dos 15 mil ônibus da frota de transporte público de São Paulo, 9.684 (ou 65%) já foram renovados, baixando a idade média dos veículos em uso para 4 anos e 6 meses. Em termos comparativos, só com a troca por ônibus maiores, no período de outubro/2006 a dezembro/2010, a capacidade da frota aumentou 21% e o número de passageiros transportados cresceu 11%.

Dentro da política de melhoria da frota e redução da poluição do ar, a Prefeitura lançou recentemente o Programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, reduzindo a emissão de poluentes no ar da Capital. O selo do projeto identificará todo veículo do transporte público que estiver abastecido com combustíveis mais limpos e menos poluentes.

Na Zona Leste da Capital, cerca de 30 linhas de ônibus com pouco mais de 1.200 veículos já circulam com o chamado B20, ou seja, uma mistura de 20% de biodiesel feito de grãos de soja e milho, adicionado ao diesel usado na Cidade.

Já na primeira etapa do projeto, a utilização do B20 nesses veículos deve reduzir 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos, além de atingir 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças Climáticas, esta também considerada pioneira e avançada ambientalmente.

Além dos ônibus abastecidos com B20, já em circulação, a marca Ecofrota estará em todos os veículos de tecnologia limpa da frota municipal, seja movido a biodiesel, seja a etanol, híbrido ou elétrico.

Medidas combatem a poluição no transporte público
 
Mais do que o uso de nova mistura de combustíveis limpos, a frota do sistema de transporte público municipal conta com outras iniciativas que procuram reduzir a emissão de poluentes no ar da Capital.

- Toda a frota usa combustível B5 S50, ou seja, uma mistura de diesel de petróleo adicionado a 5% de biodiesel, mas com menos teor de enxofre comparado com o comercializado nos postos.

- Três ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar estão sendo testados desde julho de 2010.

- A partir de abril de 2011, a frota de ônibus do sistema de transporte municipal de São Paulo contará com os primeiros 50 veículos movidos a etanol. Será a primeira frota a usar o combustível totalmente renovável e não-poluente produzido no Brasil. O etanol derivado da cana-de-açúcar é um combustível renovável, produzido em ampla escala no Estado de São Paulo, com potencial de redução de 80% da emissão de gases de efeito estufa, quando comparado com os combustíveis fósseis. O etanol nacional ainda tem relevante potencial para diminuir as emissões de material particulado, de óxidos de nitrogênio e de óxidos de enxofre em relação às emissões resultantes da combustão de óleo diesel.

O programa está sendo possível graças à parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a São Paulo Transporte, a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), Cosan Combustíveis e Lubrificantes S/A, Scania Latin America e Viação Metropolitana.

Todos esses parceiros estão participando efetivamente da Política Municipal de Mudanças do Clima no Município de São Paulo, instituída pela Lei nº 14.933, de 5 de junho de 2009. Essa lei tem como uma de suas diretrizes "a promoção do uso de energias renováveis e substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros com menor potencial de emissão de gases de efeito estufa".

- Em maio, serão realizados novos testes com 4 ônibus híbridos, que, além do motor a diesel, usam energia elétrica a partir de baterias. O objetivo é averiguar a viabilidade econômica, técnica e operacional dessa opção de transporte público sustentável. Os motores elétrico e a diesel desses ônibus funcionam em paralelo ou de forma independente. Alimentado por baterias que são recarregadas pela energia produzida nas frenagens, o motor elétrico é utilizado para brecar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20km/h. A partir daí, o motor a diesel entra em funcionamento.

Segundo a empresa fabricante, a tecnologia híbrida possibilita uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80% e 90%.

- Novos trólebus também estão chegando a São Paulo. A Prefeitura, através da SPTrans, renovará 140 trólebus dos 200 veículos que circulam na Cidade. Onze veículos novos já estão operando com poluição zero.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>