Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Oficina promove palestras sobre saúde auditiva para a terceira idade
Maio 26, 2009

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), junto com o grupo Microsom (de soluções auditivas), promove a oficina "Saiba mais sobre sua
audição", voltada ao público da terceira idade. Serão realizadas duas palestras por mês sobre saúde auditiva no auditório da SMPP, localizado na rua Líbero Badaró
nº 119 - Centro, sempre às terças-feiras. Entidades da terceira idade do Município estão sendo convidadas pela Coordenadoria do Idoso para participar da oficina. A expectativa é que estejam presentes cerca de 50 pessoas em cada encontro. As palestras, que têm o objetivo de orientar e informar a população sobre os cuidados, problemas, prevenção e tratamento de doenças auditivas, serão ministradas pela fonoaudióloga Luciana Gandra, gerente do Centro Auditivo Microsom Ltda.

A perda gradativa da audição pode muitas vezes não ser percebida por quem apresenta o distúrbio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros apresentam problemas auditivos e 60% deles não reconhecem a doença e levam cerca de seis anos para procurar tratamento. Mas não é apenas para a saúde que a perda da audição traz prejuízos. Os problemas auditivos podem provocar conseqüências sociais, levando o indivíduo a se isolar por vergonha ou preconceito. Por isso, as palestras também desmistificarão o uso do aparelho auditivo. De acordo com a fonoaudióloga Luciana, as oficinas serão informativas e preventivas. "Hoje em dia faltam muitas informações em relação à audição. Quanto mais instrução e informação, mais facilmente uma pessoa irá detectar um problema de ouvido e mais rapidamente ela irá procurar um profissional", explica Luciana.

Para a fonoaudióloga, a grande importância das oficinas é o auxílio que ela oferecerá aos idosos em realizar um autodiagnóstico e perceber se há algum problema. "Na verdade, uma pessoa que sofre perda de audição é a última a saber, pois a diminuição ocorre aos poucos", diz. Segundo Luciana, o objetivo das oficinas é a conscientização das pessoas. "Será mostrado que todos devem entender que a perda de audição não causa somente problemas de saúde, mas também problemas sociais. Há casos em que um paciente se isola e acaba entrando em depressão", alerta. Além de todas as dicas sobre a saúde auditiva dos idosos, outro alerta será
a conscientização de todos com quem eles convivem. "As pessoas devem entender que a surdez não é sinônimo de terceira idade. Hoje, os jovens ouvem sons muito altos, passam o dia com fones de ouvido e não tomam cuidados com os risco que isso pode acarretar", explica Luciana.

Confira a programação completa das palestras:

Maio
(12) das 14h às 16h
(26) das 14h às 16h
Junho
(09) das 14h às 16h
(23) das 10h às 12h
Julho
(07) das 10h às 12h
(21) das 10h às 12h
Agosto
(04) das 10h às 12h
(18) das 10h às 12h
Setembro
(01) das 10h às 12h
(22) das 10h às 12h
Outubro
(06) das 10h às 12h
(20) das 10h às 12h
Novembro
(10) das 14h às 16h
(24) das 10h às 12h
Dezembro
(01) das 14h às 17h

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas