Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso oferece oficina de Locking
Fevereiro 01, 2012

No dia 8 de fevereiro, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) realiza, a partir das 19h, uma oficina de locking (forma de dança definida como um estilo de funk e street dance). É caracterizada pelo movimento ágil e preciso de braços e mãos, combinado com movimentos mais relaxados dos quadris e das pernas. Entre um movimento e outro, alguns passos são “congelados”.

O workshop será ministrado por Igor Viana, do grupo Família FK. No início, ele apenas estudava e praticava a dança de rua. “Sempre me interessei por estilos que tinham mais visibilidade, como o break. A linguagem do locking, antigamente, era vista como break dance e desconhecida até para os próprios dançarinos do movimento”, explica.

“Consiste em uma forma oriunda de um passo de funk chamado Funky Chicken, que teve Dom Campbell como precursor”, conta Viana. A dança recebe esse nome devido à concepção dos movimentos, pois o dançarino, ao “congelar” os movimentos rápidos, deve parar em posições específicas, como se estabelecesse uma trava, e depois retomar a agilidade da coreografia.

Embora os amigos o apoiassem a investir na aprendizagem do locking, Viana levou algum tempo para encontrar sua identidade como praticante desse estilo. “Tinha um sério problema com timidez, e o locking exige muita expressão corporal”, comenta. Ele explica que hoje pode ser visto como uma dança com muitas regras e técnicas e integrou-se, também, ao crescimento da cultura hip hop, com influência do popping e do breaking. No início, porém, desenvolveu-se apenas na forma de entretenimento.

O grupo Família FK é formado, atualmente, por Igor Viana, Arli Santos e Elton Ramos. Os três são amigos de infância e companheiros de dança há mais de dez anos. “Sabíamos que deveríamos nos multiplicar para que o locking fosse reconhecido”, revela Viana. Assim, decidiram criar o grupo em 2006, com a proposta de expandir a dança social com oficinas.

Serviço

Oficina de Locking

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro de Arena

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte

Data: 8 de fevereiro de 2012

Horário: das 19h às 21h

Telefone: 3984-2466

Restrições: Maiores de 15 anos. 20 vagas.

Inscrições: Até dia 6 na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com

Critério de seleção: Ordem de inscrição.

Entrada: Franca

Fonte: Fevereiro 01, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas