Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Roberto Santos abre inscrições para oficinas de cinema
Julho 29, 2010

A Biblioteca Roberto Santos (Temática em Cinema), abre, dia 1º de agosto, as inscrições para três oficinas de cinema, marcadas para acontecerem durante os meses de agosto e setembro.

Uma delas é dedicada a Roteiro Cinematográfico, que conta com a cineasta Thais Fujinaga como coordenadora. As aulas buscam aliar informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea, além de propor argumentos e roteiros por parte dos alunos. Ao final, os participantes devem desenvolver um projeto de ficção como trabalho de conclusão.

Outra opção para os interessados em cinema é a oficina Iniciação à Linguagem Cinematográfica e Expressão por Meio do Audiovisual, também com coordenação de Thais Fujinaga, desta vez em parceria com Roney Freitas, co-autor do roteiro do longa-metragem Pauliceia. Nestes encontros serão discutidos os conceitos ligados à linguagem audiovisual por meio de roteiros, improvisação de cenas e gravações, que serão exibidos no final do curso.

Roney Freitas também é o coordenador de outra oficina, Cinema Documentário, que faz uma introdução às questões do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário.

Todas as atividades são gratuitas e não é necessário ter experiência anterior para participar de qualquer uma delas.


Programação completa:

· Roteiro Cinematográfico
Coord.: Thais Fujinaga.
/ +17 anos. 20 vagas. A avaliação levará em conta o preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções.
Inscrições na biblioteca, até dia 9/8, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h, e sáb., das 9h às 16h. Início do curso: dia 12/8. 5ª, das 18h30 às 22h. 14 aulas. Grátis.

· Iniciação à Linguagem Cinematográfica e Expressão por meio do Audiovisual
Coord.: Thais Fujinaga e Roney Freitas.
/ De 11 a 16 anos. 25 vagas. A avaliação levará em conta o preenchimento da ficha de inscrição, carta de intenções e descrição de hábitos culturais.
Inscrições na biblioteca, até dia 31/8, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h, e sáb., das 9h às 16h. Início do curso: dia 9/9. 5ª, das 14h às 17h. 12 aulas. Grátis.

·Cinema Documentário
Coord.: Roney Freitas.
+18 anos. 25 vagas. A avaliação levará em conta o preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções.
Inscrições na biblioteca, até dia 31/8, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h, e sáb., das 9h às 16h. Início do curso: dia 18/9. Sáb., das 10h30 às 14h30


Serviço:
Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema).
Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul.
Tel. 2273-2390.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas