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CET implanta novas medidas para regulamentação do trânsito de caminhões na cidade
Agosto 26, 2010


Dando continuidade às medidas de regulamentação do trânsito de veículos pesados na Cidade de São Paulo, começa a valer no próximo dia 2 de setembro a restrição de caminhões na Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D´Escragnole Taunay e Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Por serem consideradas Vias Estruturais Restritas (VER), passarão a obedecer as seguintes regras: de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h – exceto nos feriados – os caminhões ficam proibidos de transitar:

- Na Marginal Pinheiros (em todas as suas denominações), pista local e expressa, no trecho compreendido entre a Ponte do Jaguaré e a Ponte do Morumbi (excluídas da restrição as referidas pontes e suas alças de acesso), em ambos os sentidos

- Na Av. dos Bandeirantes - em toda sua extensão, em ambos os sentidos

- Na Av. Afonso D´Escragnole Taunay - em toda sua extensão, em ambos os sentidos

- Na Av. Jornalista Roberto Marinho - em toda sua extensão, em ambos os sentidos

Excepcionalmente os Veículos Urbanos de Carga (VUC) terão o trânsito liberado, por período integral, nas referidas vias, mediante cadastramento no Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV pelo site da Secretaria de Transportes.

Serão considerados irregulares e estarão passíveis de autuação por transitarem em local e horário não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados. A multa é de R$ 85,12, infração média, quatro pontos na carteira de habilitação. A fiscalização será realizada pelos 2.450 agentes de trânsito da CET além de oito radares fixos dotados de Leitura Automática de Placas (LAP) instalados ao longo das vias.

A CET instalou um total de 753 placas de sinalização ao longo da Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D´Escragnole Taunay e Avenida Jornalista Roberto Marinho e seus acessos.

Desde que a restrição foi anunciada, no início do mês, a CET iniciou uma campanha de orientação e conscientização aos motoristas que resultou na redução da quantidade de caminhões em circulação nessas vias.

Medições realizadas pela CET apontam que na Marginal Pinheiros houve queda geral de 58% no volume de caminhões em relação a antes da inauguração da Nova Marginal Tietê e Rodoanel Sul. Em março transitavam na via, nos horários de pico (das 7h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00), 9.733 caminhões e em agosto o volume caiu para 4.060.

Já na Av. dos Bandeirantes houve queda geral de 68% no volume de caminhões em relação a antes da inauguração da Nova Marginal Tietê e Rodoanel Sul. Em março trafegavam de 5.241 caminhões na via nos horários de pico e em agosto, 1.688.

A estimativa da CET é que, com a nova medida, pelo menos 80% dos caminhões deixem de transitar por estas vias. As vias não ficarão totalmente livres de caminhões já que parte desses são VUCs e há as excepcionalidades previstas.

Excepcionalidades

Os caminhões que prestam os serviços abaixo são considerados exceções e, portanto, estão excluídos da restrição desde que façam cadastramento no Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV pela internet.

Em período integral

- Caminhões que prestam serviços de urgência
- Socorro mecânico de emergência
- Cobertura jornalística
- Obras e serviços de emergência
- Correios
- Acesso a estacionamento próprio
- Serviço emergencial de sinalização de trânsito

Das 5h às 16h

- Concretagem e concretagem-bomba
- Remoção de terra em obras civis

Das 5h às 12h

- Transporte de produtos alimentícios perecíveis

Das 10h às 16h

- Obras e serviços de infraestrutura urbana
- Remoção de terra/entulho e transporte de caçambas

Das 10h às 20h

- Transporte de valores


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


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Comentários registrados para esta reportagem

Em 01 de Abril de 2011 arnaldo escreveu: É somente mais uma foema do governo arrecadar dinheiro, com os caminhões passando pelo rodoanel, o gual ficou mais caro com o fechamento do asseço do km 18, devico as maracutaias do governo serra, tendo que pagar além dos 1,35 mais 2,90 por eixo; Quando iremos nos UNIR para acabar com essa palhaçada do governo paulista fazer o que bem quer?

Em 02 de Setembro de 2010 motorista consiente escreveu: Sou contra a proibição, pois os que vem do interior para outras capitais já vão fazer o seu trajeto por fora da cidade, e se tivesse mais planejamento e mais investimento por parte dos nossos governantes, digo por parte do município do Estado e União. Esta proibição fere a constituição aos nossos direitos civis, que diz que somos livres de ir e vir, e que conforme o CTB para que esta proibição o município deveria proporcionar aos que utilizam estes trechos da cidade um trecho equivalente ou igual ao que se queira proibir, não proibir que os caminhões deem uma volta pelo Rodoanel e aumentar o tempo de percurso e ter que pagar até diversos pedágios, que também fere uma lei federal. Sou motorista/instrutor. Sou mais um indignado por mais este abuso do Sr. Prefeito de São Paulo. Também está jogando a sujeira para os municípios vizinhos, ou seja, está tirando a sujeira debaixo do seu tapete e empurrando para os outros. Vamos reagir e denunciar mais este abuso!

Em 28 de Agosto de 2010 Valdoir escreveu: queria dizer para o prefeito o SR.Kassab ,para se preocupar também com os automóveis e esquecer um pouco o pessoal que pegam duro no volante para tirar o pão de cada dia,o que se ve pro ai é só veiculos novos facilidades para tirar até 100 mes, e dentro um cara empinado de rayban somente o motorista e não mais ninguem dentro do veiculo, onde se tirou tanto caminhões das ruas e o transito continua infernal como antes, amigos UMA SUGESTÃO, PORQUE TAMBÉM NÃO SE APLICA TAMBÉM PARA OS AUTOMÓVEIS DIA SIM E DIA NÃO COMO FEZ COM OS CAMINHÕES VUCS aqui um breve comentário de um proprietário de um vuc

Em 27 de Agosto de 2010 Claudio escreveu: A farra dos VUCs já começou. Dirigem como querem, por onde querem e estacionam onde bem entendem, como no Planalto Paulista, bairro residencial de baixa densidade e ainda fácil de estacionar. Por lá os VUCs estacionam, fazem refeições, necessidades, conversam e apreciam as prostitutas e descartam tudo o que for considerado lixo, inclusive pedaços de pallets, caixas etc. Um exemplo é o entorno do Colégio Alberto Levy, das instalações da DF Vasconcelos e atráz do hospital Cruz Vermelha. Por que não obrigar todos veículos comerciais (inclusive vans, furgões, carros de manutenção etc.) a portarem na traseira o adesivo - Como estou dirigindo? e um tel para reclamações, como algumas empresas inteligentes já o fazem.

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