SMPP realiza o Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Julho 13, 2011
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a União de Negros pela Igualdade (Unegro) promovem o evento Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra. O evento será realizado neste domingo (17/7) a partir das 9h, no GRCSES Unidos do Peruche, Zona Norte de São Paulo.
As 3 rodas de resistência negra são compostas pela roda capoeira, roda das religiões de matriz africana e roda de samba. Juntas são consideradas o veículo onde se torna possível mostrar a contribuição da população negra na cultura nacional e na formação da brasilidade contra a desinformação, preconceito e discriminação que pesam sobre as manifestações culturais de origem africana.
“O Mãe África tem a intenção de estabelecer uma relação entre as diversas culturas existentes em nosso país com as de matrizes africanas, com o intuito de romper com o preconceito existente, porque muitos dos rituais originados da África estão presentes e nossa sociedade, mas a falta de informação e conhecimento gera a discriminação e intolerância”, afirma o secretário de Participação e Parceria.
A edição deste ano tem como tema A contribuição da religião de matriz afro, do samba e da capoeira na cultura do povo brasileiro. O evento conta com ciclo de palestras, ministradas pelo contra mestre de capoeira, Aurélio de Freitas Ferreira; da ex-professora do Departamento de Antropologia da USP, Maria Lucia Montes; da ex-presidente da Camisa Verde e Branco, Simone Tobias; e do Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun.
O grupo de dança Afro Babalotim e o samba de raiz do grupo Kolombolo encerram as atividades do Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra com apresentações culturais.
Serviço
Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Data: 17 de julho Horário: a partir das 9h Local: GRCSES Unidos do Peruche Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.061
Programação
9h - Recepção
9h30 – Apresentação do Coral
10h – Ato Inter-Religioso de Abertura
11h - Palestras
- Aurélio de Freitas Ferreira: contra mestre de capoeira - Maria Lucia Montes – ex-professora do Departamento de Antropologia da USP - Simone Tobias – ex-presidente da Camisa Verde e Branco - Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun
Apresentações Culturais
- Grupo de dança Afro Babalotim - Grupo Kolombolo - samba raiz
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|