SMPP realiza o Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Julho 13, 2011
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a União de Negros pela Igualdade (Unegro) promovem o evento Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra. O evento será realizado neste domingo (17/7) a partir das 9h, no GRCSES Unidos do Peruche, Zona Norte de São Paulo.
As 3 rodas de resistência negra são compostas pela roda capoeira, roda das religiões de matriz africana e roda de samba. Juntas são consideradas o veículo onde se torna possível mostrar a contribuição da população negra na cultura nacional e na formação da brasilidade contra a desinformação, preconceito e discriminação que pesam sobre as manifestações culturais de origem africana.
“O Mãe África tem a intenção de estabelecer uma relação entre as diversas culturas existentes em nosso país com as de matrizes africanas, com o intuito de romper com o preconceito existente, porque muitos dos rituais originados da África estão presentes e nossa sociedade, mas a falta de informação e conhecimento gera a discriminação e intolerância”, afirma o secretário de Participação e Parceria.
A edição deste ano tem como tema A contribuição da religião de matriz afro, do samba e da capoeira na cultura do povo brasileiro. O evento conta com ciclo de palestras, ministradas pelo contra mestre de capoeira, Aurélio de Freitas Ferreira; da ex-professora do Departamento de Antropologia da USP, Maria Lucia Montes; da ex-presidente da Camisa Verde e Branco, Simone Tobias; e do Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun.
O grupo de dança Afro Babalotim e o samba de raiz do grupo Kolombolo encerram as atividades do Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra com apresentações culturais.
Serviço
Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Data: 17 de julho Horário: a partir das 9h Local: GRCSES Unidos do Peruche Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.061
Programação
9h - Recepção
9h30 – Apresentação do Coral
10h – Ato Inter-Religioso de Abertura
11h - Palestras
- Aurélio de Freitas Ferreira: contra mestre de capoeira - Maria Lucia Montes – ex-professora do Departamento de Antropologia da USP - Simone Tobias – ex-presidente da Camisa Verde e Branco - Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun
Apresentações Culturais
- Grupo de dança Afro Babalotim - Grupo Kolombolo - samba raiz
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|