Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SMPP realiza o Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra
Julho 13, 2011

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a União de Negros pela Igualdade (Unegro) promovem o evento Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra. O evento será realizado neste domingo (17/7) a partir das 9h, no GRCSES Unidos do Peruche, Zona Norte de São Paulo.

As 3 rodas de resistência negra são compostas pela roda capoeira, roda das religiões de matriz africana e roda de samba. Juntas são consideradas o veículo onde se torna possível mostrar a contribuição da população negra na cultura nacional e na formação da brasilidade contra a desinformação, preconceito e discriminação que pesam sobre as manifestações culturais de origem africana.

“O Mãe África tem a intenção de estabelecer uma relação entre as diversas culturas existentes em nosso país com as de matrizes africanas, com o intuito de romper com o preconceito existente, porque muitos dos rituais originados da África estão presentes e nossa sociedade, mas a falta de informação e conhecimento gera a discriminação e intolerância”, afirma o secretário de Participação e Parceria.

A edição deste ano tem como tema A contribuição da religião de matriz afro, do samba e da capoeira na cultura do povo brasileiro. O evento conta com ciclo de palestras, ministradas pelo contra mestre de capoeira, Aurélio de Freitas Ferreira; da ex-professora do Departamento de Antropologia da USP, Maria Lucia Montes; da ex-presidente da Camisa Verde e Branco, Simone Tobias; e do Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun.

O grupo de dança Afro Babalotim e o samba de raiz do grupo Kolombolo encerram as atividades do Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra com apresentações culturais.

Serviço

Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra
Data: 17 de julho
Horário: a partir das 9h
Local: GRCSES Unidos do Peruche
Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.061

Programação

9h - Recepção

9h30 – Apresentação do Coral

10h – Ato Inter-Religioso de Abertura

11h - Palestras

- Aurélio de Freitas Ferreira: contra mestre de capoeira
- Maria Lucia Montes – ex-professora do Departamento de Antropologia da USP
- Simone Tobias – ex-presidente da Camisa Verde e Branco
- Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun

Apresentações Culturais

- Grupo de dança Afro Babalotim
- Grupo Kolombolo - samba raiz


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>