|
SMPP realiza o Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Julho 13, 2011
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a União de Negros pela Igualdade (Unegro) promovem o evento Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra. O evento será realizado neste domingo (17/7) a partir das 9h, no GRCSES Unidos do Peruche, Zona Norte de São Paulo.
As 3 rodas de resistência negra são compostas pela roda capoeira, roda das religiões de matriz africana e roda de samba. Juntas são consideradas o veículo onde se torna possível mostrar a contribuição da população negra na cultura nacional e na formação da brasilidade contra a desinformação, preconceito e discriminação que pesam sobre as manifestações culturais de origem africana.
“O Mãe África tem a intenção de estabelecer uma relação entre as diversas culturas existentes em nosso país com as de matrizes africanas, com o intuito de romper com o preconceito existente, porque muitos dos rituais originados da África estão presentes e nossa sociedade, mas a falta de informação e conhecimento gera a discriminação e intolerância”, afirma o secretário de Participação e Parceria.
A edição deste ano tem como tema A contribuição da religião de matriz afro, do samba e da capoeira na cultura do povo brasileiro. O evento conta com ciclo de palestras, ministradas pelo contra mestre de capoeira, Aurélio de Freitas Ferreira; da ex-professora do Departamento de Antropologia da USP, Maria Lucia Montes; da ex-presidente da Camisa Verde e Branco, Simone Tobias; e do Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun.
O grupo de dança Afro Babalotim e o samba de raiz do grupo Kolombolo encerram as atividades do Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra com apresentações culturais.
Serviço
Mãe África: As 3 Rodas de Resistência Negra Data: 17 de julho Horário: a partir das 9h Local: GRCSES Unidos do Peruche Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.061
Programação
9h - Recepção
9h30 – Apresentação do Coral
10h – Ato Inter-Religioso de Abertura
11h - Palestras
- Aurélio de Freitas Ferreira: contra mestre de capoeira - Maria Lucia Montes – ex-professora do Departamento de Antropologia da USP - Simone Tobias – ex-presidente da Camisa Verde e Branco - Pai Erick de Oxalá – editor e diretor da Revista OnLine Olurun
Apresentações Culturais
- Grupo de dança Afro Babalotim - Grupo Kolombolo - samba raiz
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|