Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital do Servidor realiza consultas para identificar glaucoma
Maio 29, 2009

O glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível, atinge cerca de 67 milhões de pessoas no mundo. Para identificar essa silenciosa enfermidade, o Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) faz mais de mil atendimentos específicos por mês, e pelo menos 2% dessas pessoas apresentam novos casos.

Estudos recentes apontam que há 900 mil pessoas no Brasil com a doença. Somente um quinto desses pacientes apresenta sintomas no início, o que atrapalha a busca por tratamentos especializados.

O mal é fruto de uma alteração no nervo óptico causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Em condições normais, a parte anterior do olho é preenchida por um líquido - o humor aquoso - responsável por controlar a pressão ocular, fundamental para visão perfeita. O glaucoma surge quando há uma redução no escoamento desse líquido.

Geralmente, a doença aparece em adultos com mais de 40 anos, com histórico de glaucoma na família, pressão intra-ocular elevada, hipertensão arterial, afro descendência, uso prolongado de esteróides ou cortisona e ter tido algum trauma no olho anteriormente.

O glaucoma tem controle, mas não cura, já que os danos causados ao olho são irreversíveis. Colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais ou uma combinação desses métodos podem facilitar a vida de quem sofre com a doença.

O HSPE possui um equipamento específico, que custou R$300 mil, para diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de diversos tipos de glaucoma. Trata-se de um tomógrafo que armazena as imagens captadas em 3D, que avalia as condições do nervo óptico e da retina sem dor.

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas