Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital do Servidor realiza consultas para identificar glaucoma
Maio 29, 2009

O glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível, atinge cerca de 67 milhões de pessoas no mundo. Para identificar essa silenciosa enfermidade, o Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) faz mais de mil atendimentos específicos por mês, e pelo menos 2% dessas pessoas apresentam novos casos.

Estudos recentes apontam que há 900 mil pessoas no Brasil com a doença. Somente um quinto desses pacientes apresenta sintomas no início, o que atrapalha a busca por tratamentos especializados.

O mal é fruto de uma alteração no nervo óptico causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Em condições normais, a parte anterior do olho é preenchida por um líquido - o humor aquoso - responsável por controlar a pressão ocular, fundamental para visão perfeita. O glaucoma surge quando há uma redução no escoamento desse líquido.

Geralmente, a doença aparece em adultos com mais de 40 anos, com histórico de glaucoma na família, pressão intra-ocular elevada, hipertensão arterial, afro descendência, uso prolongado de esteróides ou cortisona e ter tido algum trauma no olho anteriormente.

O glaucoma tem controle, mas não cura, já que os danos causados ao olho são irreversíveis. Colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais ou uma combinação desses métodos podem facilitar a vida de quem sofre com a doença.

O HSPE possui um equipamento específico, que custou R$300 mil, para diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de diversos tipos de glaucoma. Trata-se de um tomógrafo que armazena as imagens captadas em 3D, que avalia as condições do nervo óptico e da retina sem dor.

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas