Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital do Servidor realiza consultas para identificar glaucoma
Maio 29, 2009

O glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível, atinge cerca de 67 milhões de pessoas no mundo. Para identificar essa silenciosa enfermidade, o Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) faz mais de mil atendimentos específicos por mês, e pelo menos 2% dessas pessoas apresentam novos casos.

Estudos recentes apontam que há 900 mil pessoas no Brasil com a doença. Somente um quinto desses pacientes apresenta sintomas no início, o que atrapalha a busca por tratamentos especializados.

O mal é fruto de uma alteração no nervo óptico causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Em condições normais, a parte anterior do olho é preenchida por um líquido - o humor aquoso - responsável por controlar a pressão ocular, fundamental para visão perfeita. O glaucoma surge quando há uma redução no escoamento desse líquido.

Geralmente, a doença aparece em adultos com mais de 40 anos, com histórico de glaucoma na família, pressão intra-ocular elevada, hipertensão arterial, afro descendência, uso prolongado de esteróides ou cortisona e ter tido algum trauma no olho anteriormente.

O glaucoma tem controle, mas não cura, já que os danos causados ao olho são irreversíveis. Colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais ou uma combinação desses métodos podem facilitar a vida de quem sofre com a doença.

O HSPE possui um equipamento específico, que custou R$300 mil, para diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento de diversos tipos de glaucoma. Trata-se de um tomógrafo que armazena as imagens captadas em 3D, que avalia as condições do nervo óptico e da retina sem dor.

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas