Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Hospital das Clínicas inicia pesquisa inédita sobre sinusite
Março 17, 2010.

A Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, iniciará, no próximo dia 20, pesquisa junto à população para conhecer a prevalência de sinusite na cidade de São Paulo e os fatores associados à doença, como tabagismo, rinite e asma.

Durante 12 meses, os pesquisadores visitarão 2.400 domicílios. Os entrevistados responderão a um breve questionário que irá identificar os fatores associados à sinusite e correlacionar a incidência da doença com escolaridade, renda e faixa etária. Os domicílios serão sorteados aleatoriamente e a participação será voluntária.

A meta dos especialistas é colher informações para instituir uma política de prevenção e tratamento da doença, cujas implicações sócio-econômicas são bastante significativas.

Segundo os coordenadores do projeto, Richard Voegels e Renata Pilan, a sinusite crônica tem efeitos negativos na qualidade de vida do indivíduo. As dores faciais e fadiga afetam a disposição da pessoa para as atividades sociais e compromete a produtividade no trabalho.

Outro agravante diz respeito à medicação. O uso de antibióticos, além de implicar em efeitos colaterais, apresenta um impacto considerável em relação à resistência bacteriana.

Impacto mundial

Nos Estados Unidos, a sinusite ocupa o quinto lugar no ranking de diagnóstico mais comum em prescrições de antibióticos, representando 12% de todas as prescrições. São registrados 20 milhões de casos/ano, que geram um gasto em saúde de U$ 3 bilhões de dólares com antibióticos, consultas médicas, exames e procedimentos.

Na literatura mundial, poucos trabalhos abordam a epidemiologia da sinusite. O estudo proposto será o maior e mais abrangente já realizado. Os resultados terão impacto mundial e deverão nortear propostas intervencionistas para o tratamento da doença, explicam os médicos.

A sinusite é um processo inflamatório da mucosa nasal e dos seios paranasais. A sinusite aguda tem crises iniciadas quando uma infecção de via aérea superior (gripe ou resfriado) se propaga para os seios paranasais. Nos EUA, a doença afeta 16% da população, com idade entre 20 e 59 anos.

Fonte: Hospital das Clínicas.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas