|
Governo promove shows e atividades gratuitas em parques da capital Outubro 14, 2011
A partir deste final de semana e até o final do verão, em março, o Governo do Estado vai ocupar cinco parques e dois espaços públicos da capital paulista com atividades culturais gratuitas, de vários tipos de linguagens artísticas. O projeto Cultura Livre SP, iniciativa da Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, terá grandes shows e apresentações musicais, performances e artes visuais, liteatura, dança, teatro, circo, oficinas espaços interativos. A abertura acontece neste domingo, 16, no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste, com o show O elefante e a Joaninha, de Hélio Ziskind.
"Com este projeto, queremos levar as diversas linguagens artísticas aonde o público está, numa programação aberta que proporciona a democratização do acesso à cultura em espaços de convivência e lazer importantes, localizados em diferentes regiões da cidade", afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. "Ocupar desta maneira os espaços públicos é também uma forma de promover a cidadania", completa.
No domingo, haverá atividades ainda no Parque Ecológico do Guarapiranga, no Horto Florestal e no Zoológico. O projeto continua sempre nos fins de semana, também nos parques Villa Lobos, da Juventude e na Praça da Esperança do Hospital das Clínicas, no bairro de Cerqueira César. Só no primeiro mês do programa serão 131 atividades, algumas em palcos, mas a maior parte delas pensada para promover a proximidade dos artistas com o público, bem como a participação e a experimentação da arte. A programação completa estará disponível a partir desta no site www.culturalivre.sp.gov.br.
A programação será sempre diurna, entre as 10h e as 17h. Nos parques da Juventude e Villa Lobos, ocorrerá aos sábados; no Tietê, Guarapiranga, Horto Florestal e Zoológico, será aos domingos. Já na Praça da Esperança do Hospital das Clinicas haverá apresentações de música instrumental às sextas-feiras, das 12h às 13h, a partir do dia 21, numa forma de animar as tardes de quem circula pelo local.
Além da diversidade de linguagens artísticas, o projeto também contempla variação de abordagens. Haverá shows musicais de nomes conhecidos do público como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antônio Pinto (projeto Pequeno Cidadão), Elza Soares, Naná Vasconcelos e Marcelo Janeci com Tulipa Ruiz. Haverá, também, atividades para fazer pensar. É o caso da performance É crédito ou débito, totalmente interativa, em que o público poderá comprar caixinhas "contendo" bens simbólicos, como felicidade e o conhecimento, por alguns centavos. O intuito é provocar a reflexão sobre a sociedade do consumo.
Já a instalação interativa Jogos Gigantes convidará o público a usar brinquedos clássicos como xadrez, damas e pega-varetas com tabuleiros e peças superdimensionados.
Da Secretaria da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|