|
Cantoras de várias gerações fazem homenagem à mulher na Galeria Olido Março 02, 2010
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o projeto Terça: Roda de Samba reúne, entre os dias 2 e 30, sempre às 19h, diversas gerações de sambistas, convidadas por Adriana Moreira, para participar do show Canto de todos os cantos, que chega ao palco da Vitrine da Dança, na Galeria Olido, com entrada franca.
A abertura da programação, dia 2, fica por conta da apresentação-solo de Adriana. Idealizadora do projeto, a intérprete paulistana foi praticamente criada na Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Conhecida por reunir em seu trabalho o teatro, a música e a pesquisa que resgata o cancioneiro popular, a cantora gravou o primeiro CD, Direito de sambar, em 2006, registrando, exclusivamente, a obra do compositor baiano Batatinha. Entre as canções do repertório estão Bolero, Caminhada e Desprevenido.
Dia 9 é a vez de Dona Inah iniciar a programação que recebe convidadas. Após a abertura, na qual Adriana interpreta uma canção-solo, Dona Inah ocupa o palco para mostrar seu trabalho. No final do show, ambas cantam em conjunto. Reconhecida como rainha do samba, Dona Inah lançou o primeiro álbum somente em 2005, pelo qual ganhou, aos 69 anos, o Prêmio Tim na categoria revelação. Recentemente, a sambista participou da coletânea Bate outra vez, que reúne parte da obra do mestre Cartola. Em seu último trabalho, Olha quem chega, dezesseis composições de Eduardo Gudin foram regravadas por ela. Entre as faixas estão E lá se vão meus anéis e Velho ateu.
Fundadora do bloco carnavalesco Império Lapeano, ao lado de José Cruz, Bernadete encontra Adriana, dia 16. Uma das primeiras puxadoras de samba da capital, a cantora substituiu Eliana de Lima na Escola de Samba Unidos do Peruche, em 1991, agremiação onde permaneceu por três anos e retornou, atualmente, para preencher o posto de intérprete oficial. Paralelamente ao carnaval, gravou o primeiro disco guiada pelo sucesso da composição Farsa de amor, executada durante um ano nas rádios. Parte do trabalho gravado no CD Jogo da vida, além de sucessos de outros compositores, serão apresentados no show.
A mais jovem das convidadas, Larissa Smid, com 20 anos de idade, se apresenta dia 23. Revelação do samba paulistano, a cantora reúne canções de compositores consagrados como Ataulfo Alves, Adoniran Barbosa, Noel Rosa e Cartola, além de prestar homenagem às intérpretes de samba, entre elas, Alcione e Clara Nunes.
Encerrando o mês, dia 30, Verônica Ferriani traz repertório de samba de raiz, trabalhado por ela durante experiência de shows com artistas da Velha Guarda, como Nélson Sargento, Monarco e Wilson Moreira. Para a apresentação, Verônica apresenta canções de seu primeiro álbum, como Bem feito, Perder e ganhar e Um sorriso nos lábios.
Acompanham os shows, os músicos Junior Pita, João Camarero, Alexandre Ribeiro, Cláudio Martins, Raphael Moreira e Fernando Moreira.
Serviço
Terça: Roda de Samba Datas: 2 de março (somente Adriana), 9 de março (com Dona Inah), 16 de março (com Bernadete), 23 de março (com Larissa Smid), 30 de março (com Verônica Ferriani) Horário: 19h Local: Galeria Olido – Vitrine da Dança Endereço: Av. São João, 473, Centro Telefone: 3331-8399 Grátis (não é necessário retirar ingresso)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|