|
Outubro Independente começa nesta sexta-feira Setembro 30, 2010
Começa nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, o grande festival de arte independente na cidade de São Paulo, com música, cinema, literatura e outras formas de expressões. O evento será aberto com uma grande festa.
Das 19h até às 5h da manhã do dia seguinte, o espaço bem em frente a Galeria Olido vai receber várias atrações como projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances, live paiting, sound system e intervenções sonoras.
A festa é uma parceria do Outubro Independente com o coletivo Voodoohop e terá a presença dos DJs Shir Khan e Berlin Battery, da Alemanha, além de Camilo Rocha, Pomba, Dolores, Tomash, Souksouklow, da França, entre muitos outros, para todo mundo dançar.
O grupo alemão Kissogram também se apresenta na festança, acompanhado de projeções do Código 11 Projeções (Sms Pixação Sound Visualization) e intervenções sonoras do Barulho.org, tudo isso durante a madrugada.
Assim como na Virada Cultural (vídeo), um prédio será usado para intervenções visuais e também as apresentações dos DJs e outros artistas. “Uma proposta da Voodoohop e de tentar trazer atrações incomuns, artistas de fora, sons diferentes para o publico em São Paulo, sem distinção alguma, além de tentar trazer uma vida para o Centro da cidade”, conta Thomas Haferlach, um dos organizadores da Voodoo.
Qualquer pessoa poderá participar da festa, seja na decoração da rua, performance ao vivo, arte visual improvisada, live painting, projeção, teatro ou na dança. Os interessados devem enviar um email para colabore@voodoohop.com com a sua proposta que a equipe da Voodoohop entrará em contato.
Mostra de Cinema: Independente a Qualquer Custo
A Mostra Independente a Qualquer Custo exibe um ciclo de filmes independentes que suaram a camisa para acontecer. Seja na fase de produção, seja na distribuição, os filmes refletem o esforço constante e a força de vontade necessária para esta empreitada, que começa na preparação e se estende pela difícil jornada de conseguir emplacar o filme em alguma sala de cinema.
A Sala Lima Barreto, do Centro Cultural São Paulo, apresenta uma retrospectiva da documentarista Marilia Rocha, e faz a pré-estréia paulista de seu novo filme A Falta que Me Faz, que representou o Brasil no Festival de Roterdã este ano. Faz a pré-estréia paulista do super independente Estrada para Ythaca, longa-metragem vencedor da ultima edição do Festival de Tiradentes. Além da pré-estréia do documentário da cantora Mercedes Sosa, dirigido pelo argentino Rodrigo Vila.
No final da mostra, uma mesa de discussão, debatendo o sistema de distribuição de cinema no país, seus mecanismos e direções, na mesa Do Indie Ao Digital, novos contornos da Distribuição Cinematográfica.
Confira a programação completa do Outubro Independente
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|