Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Governo do Estado realiza XVI Festa do Imigrante na capital
Maio 26, 2011

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e do Memorial do Imigrante, promove nos dias 29 de maio e 5 de junho a 16ª Festa do Imigrante, no Arsenal da Esperança, no bairro da Mooca. A tradicional festa reúne representantes de mais de 20 comunidades de imigrantes em São Paulo, que apresentam sua culinária típica, dança folclórica e artesanatos. No ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias de festa.

No evento, o público poderá conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam São Paulo, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes desde final do século XIX. "É um momento de celebração da convivência entre os diferentes povos que marcam a formação da cidade de São Paulo", destaca o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

A festa acontece no Arsenal da Esperança, prédio histórico do Complexo da Hospedaria dos Imigrantes, onde também funciona o Memorial do Imigrante, atualmente em reforma. No espaço serão montadas barracas de culinária típica como o Eisbein (joelho de porco), o tradicional prato alemão; o Apfelstrudel (folhado de maçã), sobremesa da Áustria; a Paella Valeciana, prato do leste da Espanha, feito com carne e frutos do mar; a Mussaka, culinária grega; e o Halawi, doce árabe com pasta de gergelim.

Durante os dias de Festa, os grupos formados por imigrantes e descendentes da Alemanha, América Latina, Líbano, Áustria, Croácia, Grécia, Itália, Lituânia, Paraguai, Polônia, Portugal, Portuguesa, Rússia, Síria, entre outras, realizam apresentações artísticas que evocam as raízes da imigração. A festa conta também com barracas de artesanato trazido pelas comunidades.

Uma novidade da edição deste ano é a realização do Espaço Arte e Reflexão, que será uma área dinâmica do evento, com oficinas de arteeducação, exibição de audiovisuais e bate-papos que possibilitem ao público refletir sobre os movimentos migratórios antigos e atuais, seus agentes e contribuições. Haverá no espaço da festa um posto de arrecadação da Campanha do Agasalho.

Serviço
XVI Festa do Imigrante
Data:
29/05 (domingo) e 05/06 (domingo) das 10h às 16h
Local: Arsenal da Esperança - prédio histórico, do mesmo complexo da Hospedaria dos Imigrantes.
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, nº 900 - Mooca
Entrada: R$ 6,00 (Grátis: menores de 7 anos / meia entrada: estudantes, aposentados e maiores de 60 anos).

Da Secretaria da Cultura

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>